O que é o Imposto sobre dividendos?

O que é o Imposto sobre dividendos?

O que é o Imposto sobre dividendos?

Dividendos são uma parcela dos lucros de uma empresa, distribuídos aos seus acionistas ao final do exercício social. ... O projeto de lei em tramitação no Congresso que trata da tributação dos dividendos propõe a incidência de 15% de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre os dividendos.

Como será a tributação dos dividendos?

Taxação de lucros e dividendos O texto aprovado prevê a tributação em 15% de lucros e dividendos distribuídos pelas empresas a partir de 1º de janeiro de 2022. É uma forma de compensar a redução dos demais impostos.

Tem que pagar imposto de renda sobre dividendos?

De acordo com o texto, os lucros e dividendos serão taxados em 15% a título de Imposto de Renda na fonte, mas fundos de investimento em ações ficam de fora.

Quais é a tributação é a característica de dedutibilidade dos dividendos?

Desde 1995 a distribuição de lucros não é tributada no Brasil. ... Essa lei determina que os lucros e dividendos pagos ou creditados pelas pessoas jurídicas não ficam sujeitos à incidência do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).

Como fica o Imposto de Renda para 2022?

A proposta também prevê mudar o Imposto de Renda para empresas, que cairá de 15% para 8% em 2022. O adicional de 10% do IRPJ sobre lucro que ultrapasse R$ 20 mil mensais, que já existe hoje, fica mantido. Com isso, a alíquota máxima cairá de 25% para 18%.

Como ficará o imposto de renda na reforma tributária?

O texto do relator prevê redução na alíquota geral do IRPJ. O percentual cairia dos atuais 15% para 6,5% em 2022 e 5,5% em 2023. O parecer também prevê uma redução de até 1,5 ponto percentual na CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido).

Quais os impostos incidentes sobre pagamento de dividendos?

Os lucros e dividendos distribuídos pelas empresas passarão a ser tributados em 20% na fonte no Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

Tem Imposto sobre distribuição de lucros?

Desde 1995 a distribuição de lucros não é tributada no Brasil. ... Essa lei determina que os lucros e dividendos pagos ou creditados pelas pessoas jurídicas não ficam sujeitos à incidência do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).

Como é feita a tributação de dividendos?

  • Antes de começar a viver de rendimentos, é preciso que o investidor saiba como é feita a tributação de dividendos no Brasil. Todos os países mantêm taxações sobre lucros e no Brasil isso não é diferente. O que muda é a forma como a tributação de dividendos ocorre e o percentual da cobrança. O que é a tributação de dividendos?

Qual a alíquota de dividendos do Brasil?

  • Até 1995, o Brasil tributava os dividendos com uma alíquota de 15%. Todavia, essa tributação era bastante questionada pelos empresários, alegando que ocorria uma bitributação, ou seja, a cobrança de dois tributos sobre o mesmo recurso, que é, no caso, o lucro da empresa.

Por que os dividendos são cobrados?

  • Os dividendos são a parte do lucro da empresa que é dividida entre os seus sócios como uma espécie de remuneração. No entanto, atualmente o Imposto de Renda sobre este lucro é cobrado diretamente apenas das empresas. Dessa forma, as pessoas físicas de pagar impostos sobre aquilo que recebem de dividendos.

Postagens relacionadas: