Como funciona a periodização da literatura?

Índice

Como funciona a periodização da literatura?

Como funciona a periodização da literatura?

A Periodização Literária é justamente o conjunto das eras e escolas literárias que marcaram o país. ... A divisão das escolas literárias do Brasil apresenta as diferenças entre a linguagem, os estilos e as inspirações dos escritores.

O que foi o Quinhentismo e por que é chamado de Literatura de informação?

Literatura de informação é um segmento do Quinhentismo, o primeiro movimento literário ocorrido no Brasil, logo após a chegada dos colonizadores portugueses. Possui esse nome pois seu principal objetivo era informar o que ocorria na colônia portuguesa.

Por que a periodização da literatura brasileira?

  • Falar sobre a periodização da literatura brasileira significa, acima de tudo, conscientizar-se de que ela, ao contrário do que se atesta acerca da literatura portuguesa, constitui-se de épocas próprias, constituídas de peculiaridades distintas.

Quais são as eras da literatura portuguesa?

  • A literatura portuguesa esta dividida em três eras: a Medieval, nos séculos XII ao XV teve como característica o feudalismo o teocentrismo (Deus como o Centro). Na era clássica que tem como característica o Renascimento, nos séculos XVI e XVIII teve como base, restauração dos valores clássicos (Iluminismo).

Qual é o conceito de literatura?

  • Trata-se, portanto, de uma manifestação artística, em prosa ou verso, muito antiga que utiliza das palavras para criar arte, ou seja, a matéria prima da literatura são as palavras, tal qual as tintas é a matéria prima do pintor. De tal maneira, o conceito de literatura também pode compreender o conjunto de estórias fictícias inventadas por ...

Por que a literatura é parte da vida?

  • "A Literatura é, assim, a vida, parte da vida, não se admitindo possa haver conflito entre uma e outra. Através das obras literárias, tomamos contato com a vida, nas suas verdades eternas, comuns a todos os homens e lugares, porque são as verdades da mesma condição humana ."

Postagens relacionadas: