Como surgiu a Pedagogia da alternância?

Índice

Como surgiu a Pedagogia da alternância?

Como surgiu a Pedagogia da alternância?

A Pedagogia da Alternância surgiu no Brasil em 1969, por meio da ação do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES), o qual fundou as então Escola Família Rural de Alfredo Chaves, Escola Família Rural de Rio Novo do Sul e Escola Família Rural de Olivânia, essa última no município de Anchieta.

Qual é a proposta pedagógica da Pedagogia da alternância?

Pedagogia de Alternância, proposta usada em áreas rurais para mesclar períodos em regime de internato na escola com outros em casa. ... A intenção era evitar que os filhos gastassem a maior parte do dia no caminho de ida e volta para a escola ou que tivessem de ser enviados de vez para morar em centros urbanos.

O que você entende por educação do campo e o que é a Pedagogia da alternância?

A pedagogia da alternância é um método que busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que ele vivencia em seu cotidiano, de forma a promover constante troca de conhecimentos entre seu ambiente de vida e trabalho e o escolar.

Quando e onde surgiu a Pedagogia da alternância?

O princípio da formação são os instrumentos metodológicos da pedagogia da alternância, modelo de educação que nasceu entre as duas guerras mundiais do século 20, por volta de 1935, na França.

Quais são os três principais desafios da Pedagogia da alternância?

Assim, a Pedagogia da Alternância passa a ser entendida como uma metodologia que favorece o acesso e a permanência dos jovens e adultos do campo nos processos escolares, antes dificultada por sua característica seriada e estanque, sem articulação com a realidade e os modos de vida rural.

Postagens relacionadas: