Qual o significado de uma polifonia na música?
Qual o significado de uma polifonia na música?
Polifonia é a multiplicidade de diferentes sons reproduzidos em harmonia ritmo. ... Como uma técnica musical, a polifonia se desenvolveu principalmente durante a chamada “Idade Média tardia” e Renascimento, quando a música erudita passou a ser composta pela alternância entre diferentes vozes sobre uma base ritmada.
O que é polifonia explique e dê exemplo?
O termo polifonia é formado pelos vocábulos “poli” (muitos) e “fonia” (relativo ao som, voz). ... Nesse caso, a polifonia musical é quando há presença de duas ou mais vozes na melodia ou ainda, um instrumento capaz de produzir mais sons de maneira simultânea.
Qual é o princípio da polifonia?
- Dessa maneira, elas formam uma grande teia de pensamentos, opiniões e posturas. Segundo Bakhtin, o dialogismo representa o princípio da linguagem, ou seja, a comunicação verbal que pode surgir nos textos monofônicos e polifônicos. O conceito de polifonia está intimamente relacionado com o de intertextualidade.
Qual a diferença entre polifonia e romance polifônico?
- Este elemento não tem o mesmo significado da heterogeneidade enunciativa, que alude ao potencial desenvolvimento das vozes que já estão presentes na obra, ao passo que a polifonia se refere a variadas falas que intervêm no texto. O pesquisador russo vincula esta noção ao romance polifônico, que se opõe ao monológico.
Qual a noção de polifonia na literatura?
- A noção de polifonia também aparece na literatura para designar a multiplicidade de vozes dentro de uma mesma obra. O termo foi assim alcunhado por Mijail Bajtín, quem estudou como, em certos romances, cada um dos personagens expressava a sua forma de entender a realidade, o que permitia ao leitor aceder a diversas cosmovisões (visões do mundo).
Qual a virtude da polifonia?
- Neste autor, como afirma o estudioso, as múltiplas vozes e personalidades autônomas constituem a genuína polifonia, e também a virtude essencial de sua obra.