Como funciona o planejamento familiar pelo SUS?

Índice

Como funciona o planejamento familiar pelo SUS?

Como funciona o planejamento familiar pelo SUS?

Para o exercício do direito ao planejamento familiar, devem ser oferecidos todos os métodos e técnicas de concepção e contracepção cientificamente aceitos e que não coloquem em risco a vida e a saúde das pessoas, garantindo a liberdade de opção.

O que é planejamento familiar e qual seu objetivo?

Planejamento Familiar é um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos, e também a prevenir gravidez não planejada.

Como é o planejamento familiar?

6 passos simples sobre como fazer o planejamento financeiro familiar

  1. Agrupe ganhos e custos;
  2. Negocie suas dívidas e não crie novas;
  3. Minimize gastos e aumente os ganhos;
  4. Guarde dinheiro;
  5. Defina objetivos a curto, médio e longo prazo;
  6. Invista o dinheiro conforme os seus planos.

De quem é a responsabilidade do planejamento familiar?

O planejamento familiar é uma decisão livre do casal, sendo que não existe qualquer interferência do Estado nesta questão, porém é de inteira responsabilidade dos pais a convivência com os filhos menores.

Qual o conceito de planejamento familiar?

  • O conceito de planejamento familiar. O planejamento familiar, ou planeamento familiar, consiste em um conjunto de ações que têm como objetivo ajudar a mulher ou o casal a planejar ou controlar o nascimento de seus filhos, o intervalo entre gestações e conciliar tudo isso de acordo com seus princípios, necessidades e possibilidades.

Qual a relação entre políticas populacionais e planejamento familiar?

  • A questão das políticas populacionais no Brasil, ao longo das três últimas décadas do século XX, ficou muito contaminada por uma associação espúria entre política populacional, planejamento familiar e controle da natalidade. Entretanto, estes três conceitos não são sinônimos.

Qual o direito do cidadão para o planejamento familiar?

  • Estas ações são levadas a cabo pelo Estado de cada país, sendo que na legislação brasileira o planejamento familiar surge enunciado como direito do cidadão na lei n.º 9 263, sancionada em 12 de Janeiro de 1996. Complementarmente a lei 11 935, de 2009, refere que é obrigatória uma cobertura de planos de saúde para o planejamento familiar.

Postagens relacionadas: