O que vem a ser uma política fiscal expansiva?
Índice
- O que vem a ser uma política fiscal expansiva?
- Como o Governo pode praticar uma política fiscal expansionista?
- São exemplos de uma política fiscal expansionista?
- Como é feita política fiscal?
- O que acontece quando a uma política expansionista?
- Quais são os tipos de política fiscal?
- Quais são os instrumentos de política fiscal?
- Qual é a política fiscal do país?
- Como funciona a política fiscal?
- Qual a Lei de Responsabilidade Fiscal no Brasil?
O que vem a ser uma política fiscal expansiva?
A Política Fiscal Expansiva refere-se ao aumento de gastos governamentais e/ou redução da tributação (carga tributária).
Como o Governo pode praticar uma política fiscal expansionista?
A política fiscal expansionista busca exatamente aumentar os gastos do governo e reduzir os impostos para contribuir com o avanço da economia. ... Isto porque, se o país já gasta mais do que arrecada e, ainda assim, eleva os seus gastos e reduz a sua receita, isto pode agravar o déficit público.
São exemplos de uma política fiscal expansionista?
Política monetária expansionista: redução da taxa básica de juros, do recolhimento compulsório e da taxa de redesconto; Política cambial expansionista: compra de moeda estrangeira pelo Banco Central; Política fiscal expansionista: redução de tributos, aumento dos gastos governamentais (como os investimentos) etc.
Como é feita política fiscal?
A política fiscal se relaciona às ações do governo e ao conjunto de medidas adotado para a arrecadação de receitas e realização de despesas. Portanto, é uma prática diretamente relacionada à manutenção do equilíbrio da economia de um país.
O que acontece quando a uma política expansionista?
Política Expansionista é um conjunto de medidas tomadas pelo Governo, que visam acelerar o crescimento da economia, em períodos de baixo desempenho, como em recessões. Política Expansionista são estratégias planejadas para diversos subgrupos da Política Econômica, como as Políticas Fiscal, Monetária e Cambial.
Quais são os tipos de política fiscal?
Existem dois tipos de política fiscal, a restritiva e a expansionista que é definida de acordo com o momento econômico que o país vivencia.
Quais são os instrumentos de política fiscal?
Os principais instrumentos da política fiscal são:
- Os gastos governamentais, que incluem os subsídios;
- A tributação, que é derivada da arrecadação de impostos.
Qual é a política fiscal do país?
- Além a política fiscal, uma outra política econômica que pode atuar em conjunto é a política monetária. Quando a economia está produzindo a exata quantidade que é necessária, o governo pega este valor como uma meta para o PIB do país. O que recebe a denominação de “produto potencial”.
Como funciona a política fiscal?
- A política fiscal, também conhecida como política orçamental, acontece quando o governo tenta obter uma estabilidade econômica manipulando suas receitas e despesas. Para tal, o governo utiliza as arrecadações e os gastos que possui como ferramentas de controle.
Qual a Lei de Responsabilidade Fiscal no Brasil?
- Logo, o planejamento é o contrário, com uma maior taxação e menos gastos públicos. A política fiscal no Brasil é regida pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Ela condiciona os gastos de cada unidade federativa para uma autorização prévia do Tribunal de Contas.