O que é controle onipotente?

Índice

O que é controle onipotente?

O que é controle onipotente?

O período do controle onipotente diz respeito às fases iniciais, quando, como não existe, do ponto de vista do bebê, uma realidade não-self (1988, cap. ... Do ponto de vista do observador, o mundo é oferecido ao bebê; do ponto de vista do bebê, ele é criado.

Por que o bebê ama e odeia o seio?

É uma introjeção destrutiva (precisa acabar com o que tem de bom). A voracidade, a inveja e a ansiedade persecutória intensificam-se umas às outras. ... Nessa circunstância, o seio torna-se mau por reter o alimento e o amor só para si, o bebê odeia e inveja o seio mesquinho.

Qual o mecanismo de defesa que seu ego está utilizando de forma a evitar emoções indesejadas?

Trata-se da utilização do mecanismo de defesa “intelectualização”. Na utilização da intectualização, o indivíduo se protege contra a angústia reprimindo emoções ligadas a uma situação.

Quando ocorre a posição depressiva do bebê?

  • Porém, elas se alteram em função do contexto, embora a posição depressiva predomine em um desenvolvimento saudável (Simon, 1986). A posição esquizoparanoide ocorre do nascimento até os seis meses, mais ou menos. Desde o nascimento, o ego imaturo do bebê é exposto à ansiedade provocada pela polaridade inata dos instintos de vida e de morte.

Qual a origem da ansiedade depressiva?

  • Na teoria de Klein, a ansiedade depressiva é a fonte da verdadeira capacidade de amar, a qual é inicialmente expressa através de ansiedade pela destruição do outro, culpa, remorso, desejo de reparar o dano feito, responsabilidade em preservar o outro e tristeza relacionada com a possibilidade de perdê-lo.

Quando começam as neuroses e a depressão?

  • Elas têm início no nascimento e terminam com a morte. As neuroses, esquizofrenias e depressão são afastadas a partir dessas duas posições. Dessa forma, na análise Kleiniana, não adianta trabalhar o sintoma se não trabalhar os processos que levaram ao seu surgimento.

Postagens relacionadas: