O que significa prevenção de juízo?

Índice

O que significa prevenção de juízo?

O que significa prevenção de juízo?

No CPC/2015, a prevenção, ou juízo prevento, é a regra processual utilizada para fixar a competência: 1) da ação de direito real quando o imóvel se situar em mais de uma comarca competente (arts. 47 e 60); 2) das ações acessórias (art.

Quando ocorre a prevenção do juízo?

59 do Novo Código de Processo Civil preveem que a prevenção se dá no momento da distribuição ou registro da petição inicial, sendo que somente haverá mudança da competência em caso de supressão de órgão judiciário ou de mudança de competência absoluta, que não se apontam no caso.

Qual a definição do Juízo prevento?

  • O CPC/1973 previa dois critérios para a definição do juízo prevento: em se tratando de ações ajuizadas perante juízos com a mesma competência territorial, o juízo prevento seria aquele que despachou em primeiro lugar (art. 106 do CPC/1973); se de competência territorial diversa, aquele em que antes ocorra a citação (art.

Quais as hipóteses para prevenção do Juízo?

  • O Código de Processo Civil de 1973 previa duas hipóteses para prevenção do juízo trazidas pelos arts. 1, que gizavam: Art. 106. Correndo em separado ações conexas perante juízes que têm a mesma competência territorial, considera-se prevento aquele que despachou em primeiro lugar.

Qual a prevenção do juízo no Novo Código de Processo Civil?

  • A prevenção do juízo no Novo Código de Processo Civil A regra disposta nos arts. 43 e 59 do NCPC preveem que a prevenção se dá no momento da distribuição ou registro da petição inicial.

Qual a competência do juiz de prevenção?

  • A prevenção não determina e nem modifica a competência, pois ela só escolhe entre juizes competentes, apenas um, o juiz prevento, para que ele prossiga com a causa. nas Ações Civis Públicas, o critério é diferente por ter uma regra específica: juízo onde foi primeiramente distribuída a ação (art.2º, § único da lei 7347/85).

Postagens relacionadas: