Qual a diferença entre racionalidade instrumental e substantiva?

Qual a diferença entre racionalidade instrumental e substantiva?

Qual a diferença entre racionalidade instrumental e substantiva?

Diferente da racionalidade instrumental, onde o ser humano é apenas uma cria- tura do cálculo utilitário do mercado, na racionalidade substantiva, o ser humano é o ponto de referência para a ordenação da sua vida pessoal e social (RAMOS, 1989).

O que é a razão substantiva?

A racionalidade substantiva é determinada independentemente de suas expectativas de sucesso e não caracteriza nenhuma ação humana interessada na consecução de um resultado subsequente a ela; ela manifesta-se pelo mérito intrínseco dos valores que a inspira, de acordo com um elevado conteúdo ético, e orientado por um ...

O que é a racionalidade substantiva quais seus elementos constitutivos e valores fundamentais?

Já na racionalidade substantiva, a ação é direcionada para autorrealização, satisfação, julgamento ético, autenticidade, autonomia e valores emancipatórios, como solidariedade, liberdade e bem-estar coletivo (Serva, 1996, 1997a, 1997b).

O que é racionalidade substancial?

Para Mannheim, a racionalidade substancial são os atos de pensamento que revelam percepções inteligentes das inter-relações dos acontecimentos e de determinadas situações, enquanto a racionalidade instrumental (funcional) é concebida como uma série de medidas organizadas de forma a levar a um objetivo previamente ...

O que a racionalidade instrumental prioriza?

O autor utilizou as categorias de análise propostas por Serva (1996) e constatou que, das sete categorias consideradas essenciais, a racionalidade instrumental prevaleceu em cinco delas (hierarquia e normas, valores e objetivos, tomada de decisão, divisão do trabalho, comunicação e relações interpessoais).

O que é a racionalidade prática?

A racionalidade prática, por sua vez, é uma perspectiva que tem sua base na busca da epistemologia da prática proposta por Schön (2000) que identifica que as situações do real superam as previsões da teoria e as situações cotidianas, em sua multiplicidade, acabam por negar este poder direcionado a teoria.

Qual a diferença entre a lógica instrumental e lógica substantiva na gestão administração?

Desse modo, a Racionalidade Substantiva é apresentada em oposição à lógica organizacional da Racionalidade Instrumental, que é orientada pelo utilitarismo e pragmatismo e pela busca do sucesso individual.

Porque o Terceiro Setor se orienta predominantemente a partir de uma racionalidade substantiva?

7-8). No caso da pesquisa brasileira da área de administração sobre o Terceiro Setor, o predomínio dessa abordagem substantiva se explica pela grande difusão das idéias de Guerreiros RAMOS (1989) e SERVA (1993) no campo.

Quais são as formas de racionalidade?

  • Na classificação das diversas formas de racionalidade, Weber determina quatro principais: a racionalidade formal, a racionalidade substantiva, a racionalidade meio finalística e a racionalidade quanto aos valores.

Qual a relação entre racionalidade e valores?

  • As distinções entre racionalidade relacionada a fins e a racionalidade quanto a valores estão diretamente ligadas ao conceito de ação social, também discutido por Weber.

Qual a diferença entre racionalização e racionalização?

  • A racionalidade ou a racionalização, para Weber, possui aspectos distintos que se diferenciam a partir do contexto nos quais eles são observados. A racionalização de um pesquisador que busca apreender o mundo por intermédio da observação sistemática e metódica do mundo é diferente da racionalização do cálculo que busca um fim específico.

Qual a perspectiva da racionalidade no âmbito do trabalho?

  • Sob a perspectiva geral da emancipação do homem no âmbito do trabalho, este artigo trata do tema da racionalidade em organizações produtivas, enfocando-o mediante a abordagem substantiva da organização, proposta por Guerreiro Ramos.

Postagens relacionadas: