O que é a pulsão de morte Freud?

Índice

O que é a pulsão de morte Freud?

O que é a pulsão de morte Freud?

A pulsão de morte era entendida por Freud (b) como uma tendência que levaria à eliminação da estimulação do organismo. Assim, o trabalho dessa pulsão teria como objetivo a descarga, a falta do novo, a falta de vida, ou seja, a morte.

O que significa para Freud pulsões e instintos?

– Um instinto inicia a necessidade da ação, sem predeterminar qual ação e qual é a sua força. Ele só sabe que precisa fazer alguma coisa; – Uma pulsão tem a função de realizar um desejo, de causar prazer, por meio de um objeto representante (afeto ou ideia);

O que é pulsões de autoconservação?

O alvo da vida seria então a morte, e as próprias pulsões de autoconservação, que parecem se opor à morte, seriam, na verdade, "pulsões parciais para assegurar ao organismo seu próprio caminho para a morte" (Freud, , p. 248-249).

Por que o conceito das pulsões não é fruto de um estudo psíquico?

  • Em primeiro lugar, é necessário destacar que o conceito das pulsões desenvolvido por Sigmund Freud não é fruto de um trabalho de observação do comportamento humano. Em vez disso, é resultado da organização de um modelo explicativo de processos psíquicos, um modelo de contato entre o psíquico e a realidade.

Qual a finalidade da pulsão?

  • E sobre a finalidade da Pulsão, declara que se constitui pela satisfação, que sempre se realiza e que acontece na própria fonte, num movimento de retorno.

Quais são os conceitos fundamentais para a psicanálise de Freud?

  • São conceitos fundamentais para a Psicanálise de Freud não só do ponto de vista sexual, mas também para a compreensão da Felicidade e do Desejo humano, em seu aspecto mais amplo.

Qual a pulsão da psicanálise?

  • Na psicanálise, a pulsão é a energia psíquica profunda que direcciona a acção até um fim, descarregando-se ao consegui-lo. O conceito refere-se a algo dinâmico que é influenciado pela experiência do sujeito. Isto diferencia a pulsão do instinto, que é congénito (herdado pela genética).

Postagens relacionadas: