Como calcular o valor da receita operacional líquida?

Índice

Como calcular o valor da receita operacional líquida?

Como calcular o valor da receita operacional líquida?

A receita operacional líquida é o valor resultante da receita operacional bruta, após a dedução dos impostos que incidem sobre a venda. Ou seja: você multiplica o valor de venda pelo número de produtos vendidos. Então, reduz desse valor todos os impostos pagos em função dessas vendas.

Qual o conceito de receita operacional líquida?

A Receita Operacional Líquida (ROL) é o montante de fato recebido por uma empresa através da venda dos seus serviços ou produtos, com alguns descontos.

Como calcular a receita operacional líquida?

  • Para calcular esse indicador, deve-se incluir todas as vendas efetuadas em crédito ou à vista e contabilizá-las como receita, sobretudo aquelas que tenham sido efetivamente entregues aos clientes. Entretanto, ao analisar a receita operacional líquida é preciso sempre avaliar como andam as vendas a crédito da companhia que a auferiu.

Como entender a receita líquida?

  • Se você entendeu a Receita Operacional Bruta, fica bem fácil entender a Receita Líquida, já que ela é o resultado da Receita Bruta menos suas devoluções, impostos destacados na nota fiscal e os descontos comerciais. Juros e ganhos provenientes de aplicações financeiras (descontados os impostos) também compõem a Receita Líquida.

Qual a receita líquida de uma empresa?

  • Até mesmo sites de análises de balanços de empresas são iniciados pela receita líquida. Ou seja, não há nem a indicação da receita bruta em tais relatórios. Desta forma, tanto a empresa quanto a contabilidade podem utilizar os valores da receita líquida para confeccionar outros relatórios e para análise dos números.

Como calcular a receita líquida?

  • Para o cálculo a Receita Líquida pega-se o valor da Receita Bruta e subtrai-se o valor referente às devoluções de vendas, aos abatimentos e aos impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas.

Postagens relacionadas: