O que é o Direito retórico?

O que é o Direito retórico?

O que é o Direito retórico?

2.2. Entendamos por retórica a capacidade de descobrir o que é adequado a cada caso com o fim de persuadir.

Quem faz uso do discurso jurídico?

O profissional do Direito é tido como alguém que gosta de falar. Esta concepção está presente no imaginário popular, muito embora nem sempre corresponda à realidade. O preparo do profissional do Direito para falar deve começar na faculdade. ...

O que é o discurso jurídico?

O conceito de discurso jurídico Consideramos como discurso jurídico todo enunciado oral ou escrito que integra a esfera de atividade jurídica, a qual também pode ser entendida como domínio discursivo jurídico.

Qual a importância da retórica no direito?

RESUMO: A linguagem argumentativa não pertence nem é exclusividade do direito, mas mantêm laços estreitos com os grandes temas sociais, éticos, políticos, filosóficos e jurídicos que afetam de algum modo os problemas da existência humana.

Quais as características do discurso jurídico?

Conclusão. Dessarte, a linguagem jurídica é um meio comunicativo especial, técnico-científico e lógico, utilizado pelos operadores do Direito no exercício de suas funções, em nível culto, com clareza, precisão, concisão, harmonia e estética.

Como visto é extremamente relevante para o advogado e demais operadores ou agentes da aplicação de lei saber Comunicar-se com precisão Sendo assim?

Como visto, é extremamente relevante para o advogado e demais operadores ou agentes da aplicação de Lei saber comuni- car-se com precisão. O desenvolvimento das técnicas da co- municação estimulam o agente a raciocinar, pensar, ler, ouvir e escrever corretamente a linguagem técnica jurídica.

Qual é o objetivo do ordenamento jurídico?

O objetivo da criação do direito e do ordenamento jurídico é de manter a paz e a ordem na sociedade, isto é, a promoção da justiça social, através da criação de regras, difundindo conhecimento e sanções para aqueles que não as cumpram.

Quem é a retórica?

  • A retórica é uma criação de advogados, de juristas, não de literatos, linguistas e poetas, que são justamente aqueles que hoje dela se ocupam e que por isso merecem elogios.

Qual o desenvolvimento histórico da retórica?

  • 2. RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO. 2. 1. Desenvolvimento histórico. Segundo Reboul (2000), o uso da retórica consolidou-se na Grécia com o desenvolvimento do Direito, que, então, passou a ser objeto dos discursos nos tribunais, que visavam ao convencimento da razão das partes em juízo.

Qual a finalidade da retórica na Idade Média?

  • Na Idade Média, a retórica não era contemplada na sua vertente prática, sendo usada quase exclusivamente para o estudo de textos. Durante o Renascimento e Barroco, a retórica teve grande preponderância no discurso literário e era um elemento essencial no estudo das humanidades (Filosofia, Gramática, etc.).

Quem contribuiu para o progresso da retórica?

  • Na Grécia Clássica, Protágoras e Tísias contribuíram para o progresso da retórica, sendo que para isso se basearam na conhecida obra de Aristóteles, intitulada Retórica. Na Idade Média, a retórica não era contemplada na sua vertente prática, sendo usada quase exclusivamente para o estudo de textos.

Postagens relacionadas: