Como é feita a respiração cutânea?

Índice

Como é feita a respiração cutânea?

Como é feita a respiração cutânea?

A respiração cutânea, respiração tegumentar ou troca gasosa cutânea é o nome dado para a respiração onde a troca gasosa (hematose) ocorre através da pele de um ser vivo. Ela pode ser o único tipo de respiração ou complementar outros tipos, como a respiração pulmonar e a branquial.

Qual é a respiração cutânea direta?

  • Respiração cutânea direta: os gases se propagam no corpo do animal sem a presença de sistema circulatório. Esse tipo é característico dos platelmintos. Respiração cutânea indireta: as trocas gasosas acontecem com a presença do sistema circulatório logo abaixo da pele desses animais.

Como ocorre a respiração cutânea nos animais?

  • A respiração cutânea ocorre em animais que vivem em ambientes aquáticos ou úmidos. Os animais que apresentam respiração cutânea são os poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos, alguns anelídeos e anfíbios. Nos anfíbios, a respiração cutânea complementa a respiração pulmonar. Isto porque na fase adulta apresentam ...

Como funciona a respiração por difusão ou cutânea?

  • Respiração por difusão ou cutânea: Utiliza a superfície do corpo como órgão respiratório. Os animais que utilizam esse mecanismo devem ser dependentes d água, pois tem a pele permeável, de pequeno porte, a fim de manter uma grande relação superfície/volume e ter respiração direta ou indireta.

Como se propagam os gases na respiração cutânea?

  • Na respiração cutânea indireta, os gases se propagam com a presença do sistema circulatório, como se vê nos anelídeos. Rã da espécie Lithobates palmipes. Foto: Dr Morley Read / Shutterstock.com. Os anfíbios, como sapos, pererecas e rãs são os animais mais conhecidos que realizam a respiração cutânea.

Postagens relacionadas: