O que é a ABPA?

Índice

O que é a ABPA?

O que é a ABPA?

A aspergilose broncopulmonar alérgica (ABPA) é uma reação de hipersensibilidade à espécie Aspergillus (geralmente A. fumigatus) que ocorre quase exclusivamente em pacientes com asma ou, menos comumente, com fibrose cística.

O que é aspergilose broncopulmonar alérgica?

A aspergilose broncopulmonar alérgica é uma doença pulmonar que ocorre em pacientes com asma ou fibrose cística, desencadeada pela reação de hipersensibilidade à presença do fungo Aspergilus fumigatus nas vias aéreas.

O que pode ser bronquiectasia?

A bronquiectasia é uma doença pulmonar de longo prazo que ocorre quando há uma dilatação anormal e irreversível dos brônquios. Geralmente, está associada a inflamação nas vias aéreas e no parênquima pulmonar.

Quais os sintomas da aspergilose?

Sinais e sintomas

  • Aspergilose pulmonar invasiva crônica costuma causar tosse, frequentemente com hemoptise, dor torácica pleurítica e respiração ofegante. ...
  • A aspergilose pulmonar crônica pode se manifestar com sintomas indolentes leves apesar de doença significativa.

Quais os sintomas da bronquiectasia pulmonar?

  • A bronquiectasia pulmonar pode ser caracterizada pelos seguintes sintomas: 1 Tosse persistente e com catarro; 2 Falta de ar; 3 Perda do apetite; 4 Mal estar geral; 5 Pode haver tosse com sangue; 6 Dor no peito; 7 Dificuldade para respirar; 8 Mal hálito; 9 Fadiga. More ...

Qual a fisiopatologia da bronquiectasia?

  • A fisiopatologia da bronquiectasia não está totalmente compreendida, em parte porque ela provavelmente é o ponto final comum de um grupo heterogêneo de transtornos que predispõem à inflamação crônica das vias respiratórias.

Qual o aumento da incidência de bronquiectasias?

  • Aumento da incidência de bronquiectasias também ocorre no lúpus eritematoso sistêmico e na síndrome de Marfan, além das doenças inflamatórias intestinais.

Como é o diagnóstico da bronquiectasia?

  • O diagnóstico baseia-se em história, exame físico e testes radiológicos, iniciando-se pela radiografia do tórax. A bronquite crônica pode mimetizar a bronquiectasia clinicamente, mas a bronquiectasia se distingue por maior purulência e volume de escarro diário e por vias respiratórias dilatadas mostradas em estudos imagiológicos.

Postagens relacionadas: