O que é saúde materna?

Índice

O que é saúde materna?

O que é saúde materna?

Todas as mulheres precisam ter acesso a cuidados pré-natais durante a gestação, cuidados capacitados durante o parto e cuidados e apoio nas semanas após o parto. A saúde materna e do recém-nascido estão intimamente ligadas.

Qual a principal causa de morte materna?

As duas principais causas específicas de morte materna no Brasil são a hipertensão e a hemorragia. Outras causas obstétricas diretas importantes são a infecção puerperal e o aborto. Entre as causas indiretas, a de maior importância epidemiológica tem sido a doença do aparelho circulatório.

O que é a mortalidade materna?

Morte Materna (Óbito Materno) Morte materna é a morte de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez. É causada por qualquer fator relacionado ou agravado pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela.

O que é a morte materna?

Morte materna é a morte de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez.

Quais os tipos de morte materna?

Morte materna obstétrica direta é a que ocorre por complicações obstétricas durante a gravidez, o parto ou o puerpério. Morte materna indireta é aquela resultante de doenças pré-existentes à gestação ou que se desenvolveram durante este período e que não foram provocadas por causas obstétricas diretas.

Quais são os índices de mortalidade materna?

A taxa de mortalidade materna em 2002 para o Brasil foi de 68,9 óbitos maternos por 100.000 nascidos vivos. 10% abaixo da taxa nacional de mortalidade materna, que é de 68,.000 nascidos vivos, ou seja, igual a 62,01 óbitos maternos por 100.000 nascidos vivos, no período de 1 ano.

Quais são as condições de Saúde Materno-Infantil?

  • Condições de saúde e estrutura social são partes, portanto, de uma mesma totalidade, que se transforma historicamente. Alguns estudos: A saúde materno-infantil tem sido estudada por diferentes abordagens que consideram o fator social. Estudos epidemiológicos calcados em modelos multicausais]

Qual a determinação social da Saúde Materno-Infantil?

  • Discute-se a determinação social da saúde materno-infantil nas Américas, a partir de inúmeras publicações e recomendações oficiais. Observou-se que nem todos os estudos valorizam apropriadamente as variáveis sociais e que muitos deles as consideram no mesmo nível de importância das variáveis biológicas.

Como apoiar o subprograma de saúde materna e infantil?

  • O subprograma de Saúde Materna e Infantil pretende apoiar o Governo de Angola a aumentar e alcançar o acesso equitativo e a procura de intervenções e de serviços de saúde de qualidade através das seguintes estratégias:

Qual a mortalidade materna?

  • A mortalidade materna é inaceitavelmente alta. Cerca de 830 mulheres morrem todos os dias por complicações relacionadas à gravidez ou ao parto em todo o mundo. Estima-se que, em 2015, cerca de 303 mil mulheres morreram durante e após a gravidez e o parto.

Postagens relacionadas: