Quais são os tipos de ação de cobrança?

Índice

Quais são os tipos de ação de cobrança?

Quais são os tipos de ação de cobrança?

Existem hoje três tipos de ações de Cobrança Judiciais:

  • Ação de Execução de Título Extrajudicial.
  • Ação Monitória.
  • Ação de Cobrança Procedimento Comum.

O que é uma ação ordinária de cobrança?

AÇÃO DE COBRANÇA EM QUE SE BUSCA APENAS O PAGAMENTO DAS PARCELAS DE RETROATIVOS AINDA NÃO PAGAS.

Como funciona a ação de cobrança?

  • Como vimos, o que é popularmente chamado de “ação de cobrança” pode se enquadrar em alguns ritos diferentes, com tempos diferentes de tramitação. A execução é mais rápida e efetiva, seguida da ação monitória e, por último, da ação de cobrança do rito comum.

Como entrar com a ação de cobrança de alimentos?

  • Nos casos em que ainda não existe uma sentença e nenhum pronunciamento judicial sobre o caso: é necessário entrar com uma ação de cobrança de alimentos para que o juiz arbitre o melhor valor a ser repassado mensalmente. Mas uma dúvida bastante comum quando se trata de dívidas é a diferença entre a ação de cobrança e a ação monitória.

Quais são os documentos necessários para ajuizar uma cobrança judicial?

  • Quais são os documentos necessários para ajuizar uma cobrança judicial? Antes de entrar com a ação, é necessário reunir algumas provas junto à petição inicial de cobrança que vão servir de instrumento probatório para comprovar a existência da dívida e do devido direito. Confira:

Quais são os benefícios da cobrança?

  • Conhecer a fundo a ação de cobrança pode trazer inúmeros benefícios para o profissional do direito, pois a inadimplência é um fato cada vez mais comum entre os brasileiros. Essa situação ocorre principalmente devido às oscilações da economia que acarretam o endividamento de consumidores e empreendedores.

Postagens relacionadas: