O que é agente Toxicante?

Índice

O que é agente Toxicante?

O que é agente Toxicante?

AGENTE TÓXICO, TOXICANTE OU XENOBIÓTICO: Substância química, de estrutura química definida, capaz de produzir um efeito nocivo (efeito tóxico) através de sua interação com um organismo vivo.

Qual é a diferença de agente tóxico ou Toxicante veneno e antídoto?

São substâncias capazes de neutralizar ou reduzir os efeitos de uma substância potencialmente tóxica. O antídoto é a substância que se opõe ao efeito tóxico atuando sobre o toxicante, enquanto o antagonistaimpede o toxicante de se ligar a seu alvo ou exerce ação oposta à do agente tóxico (agonista).

O que é agente tóxico sistêmico?

Efeito tóxico sistêmico: é o que requer absorção e distribuição do agente químico para um sítio distante da sua via de penetração, onde produzirá o efeito nocivo.

O que é agente Sistemico?

agentes tóxicos de ação sistêmica – são aqueles cujos efeitos se manifestam à distância do local onde se deu o contato inicial entre o agente tóxico e o organismo (benzeno versus danos celulares na medula óssea, tetracloreto de carbono versus danos hepáticos/renais/Sistema Nervoso Central);

Qual o efeito do agente tóxico?

  • O efeito tóxico é geralmente proporcional à concentração do agente tóxico em nível do sítio de ação (tecido alvo); -Ação tóxica: Maneira pela qual um agente tóxico exerce sua atividade sobre as estruturas teciduais;

Quais são os agentes tóxicos de interesse da toxicologia ocupacional?

  • Entre os agentes tóxicos de interesse da Toxicologia Ocupacional e seus efeitos sobre o organismo, temos os: 1) hepatotóxicos (fígado) – clorofórmio, tetracloreto de carbono, fósforo, cloreto de vinila, álcool etílico; 2) nefrotóxicos (rins) – mercúrio, cádmio, cromo, hidrocarbonetos policíclicos, clorofórmio, tetracloreto de carbono; ...

Qual a classificação dos agentes tóxicos?

  • TOXICIDADE – classificação de acordo com a exposição 2. Crônica : decorrente de exposições repetidas , durante longo período (meses ou anos) efeitos podem ser lentos e graves ex.: mutagenicidade e carcinogenicidade Classificação dos Agentes Tóxicos:

Como é a absorção do agente tóxico?

  • A absorção, por sua vez, consiste no transporte do agente tóxico do meio externo para o meio interno do organismo receptor, através de membranas biológicas. Após a exposição por um agente tóxico, a exposição, ocorre a intoxicação e inicia a segunda fase, que é a toxicocinética.

Postagens relacionadas: