O que é uma agitação psicomotora?

O que é uma agitação psicomotora?

O que é uma agitação psicomotora?

A agitação psicomotora é caracterizada por um estado de excitação mental e atividade motora aumentadas. Consiste na emergência mais comum em psiquiatria, presente em uma ampla faixa de transtornos mentais. Os episódios de agitação são freqüentemente erráticos e, muitas vezes, precedem um comportamento violento.

Como tratar agitação psicomotora?

Entre as medicações mais utilizadas com a finalidade de controle da agitação psicomotora, estão os antipsicóticos convencionais, como haloperidol e clorpromazina; benzodiazepínicos, como diazepam, lorazepam e midazolam; e, mais recentemente, antipsicóticos de nova geração, como olanzapina, aripiprazol e ziprasidona10.

O que é um paciente agitado?

O paciente agitado é frequentemente levado para avaliação por parentes ou autoridades, como policiais ou bombeiros, e não costuma apresentar noção de morbidade quanto à realidade ou gravidade do seu quadro e está com seu juízo crítico comprometido.

Quais os meios de contenção aplicada ao paciente com agitação psicomotora explique os?

A contenção física se caracteriza pela imobilização do paciente por várias pessoas da equipe que o seguram firmemente no solo. Já a contenção mecânica se caracteriza pelo uso de faixas de couro ou tecido, em quatro ou cinco pontos, que fixam o paciente ao leito30.

Qual o último recurso necessário para proteger o paciente com agitação psicomotora?

Físico. Último recurso a ser tentado, restringindo-se seu uso às situações onde os demais recursos falharam e há risco iminente de auto e heteroagressividade. Realizada por vários membros da equipe (preferencialmente um mínimo de cinco pessoas), estando o profissional medico presente durante todo o tempo.

Qual o cuidado de enfermagem para um paciente com agitação psicomotora?

Resumo: O cuidado de enfermagem a pacientes com agitação psicomotora e/ou comportamento agressivo deve ser permeado por abordagem segura e eficaz para evitar e/ou minimizar os agravos físicos e psíquicos para pacientes e para a equipe de saúde que o atende.

Como a enfermagem lida com o paciente agitado em saúde mental?

Do ponto de vista da conduta do profissional, é importante manter a calma, evitando realizar movimentos bruscos ou aumentar o tom da voz. Nesse primeiro contato é importante estabelecer uma relação de confiança com o paciente.

Como Sobreviver a agitação psicomotora?

  • Agitação psicomotora sugere o desenvolvimento de psicose aguda, portanto, requer o fornecimento de atendimento psiquiátrico de emergência. Para sobreviver a esse estado, não precisa necessariamente ser uma pessoa mentalmente doente.

Quais são os achados do quadro de agitação psicomotora?

  • A Tabela 3 apresenta, resumidamente, achados físicos do quadro de agitação psicomotora e as possíveis correlações clínicas e diagnósticas. Os exames físico e psíquico devem ser realizados paralelamente, para facilitar o estabelecimento dos fatores etiológicos relacionados ao quadro.

Como deve-se tratar a agitação?

  • Deve-se verificar os sinais vitais do paciente e realizar o exame físico, descartando a possibilidade de a agitação ser devida à hipóxia ou por dor intensa, que devem ser tratadas prontamente.

Qual a definição da agitação?

  • A agitação é definida como uma elevação na atividade motora (dos movimentos) e da cognição (dos pensamentos) com presença de comportamentos verbais e/ou físicos exacerbados. A agitação é mais encontrada em pacientes com esquizofrenia, transtorno bipolar e transtornos da personalidade.

Postagens relacionadas: