O que deve conter nas alegações finais?

Índice

O que deve conter nas alegações finais?

O que deve conter nas alegações finais?

Nas alegações finais, a defesa deve expor eventual causa extintiva da punibilidade, como prescrição, decadência, perempção ou “abolitio criminis”. Evidentemente, o ideal é postular a extinção da punibilidade no momento em que se origina a sua causa, por meio de uma petição simples.

O que alegar Em razões finais trabalhista?

Razões finais é o ato jurídico unilateral e facultativo no qual a parte (em ius postulandi) ou seu advogado manifesta-se nos autos antes da prolação da sentença. É o momento ideal para que a parte reforce teses já produzidas, vincule seus pleitos às provas, confissões e à distribuição do ônus de prova.

Quais são as alegações finais da sentença?

  • Como já dito, as alegações finais são as últimas manifestações das partes antes da sentença, e é exatamente por isso que são tão importantes. Em algum momento, todos já devem ter ouvido a frase “processo se lê de trás para a frente”.

Quais são as alegações finais?

  • Alegações finais são as últimas manifestações do advogado no processo antes de ser proferida a sentença. É a última oportunidade de se manifestar sobre todo o ocorrido nos autos e de ressaltar fatos e provas importantes. No entanto, as alegações finais tratam-se de uma manifestação muito subestimada por diversos profissionais.

Por que não apresentar alegações por parte da Defesa?

  • Já de apresentação das alegações por parte da defesa não é obrigatória, porém a falta poderá gerar a nulidade da ação penal, por ofensa ao princípio da ampla defesa. Assim, se o defensor é constituído e não se apresenta, o acusado será intimado para constituir outro, pois em caso de inércia, será nomeado um dativo.

Quais são as alegações finais no Novo CPC?

  • No caso dos processos, são as alegações finais que reúnem tudo que foi apresentado até aquele momento. Dão, então, um sentido coerente à tese defendida. Para um fechamento de sucesso, contudo, é preciso observar boas práticas de argumentação jurídica. Do mesmo modo, também deve-se seguir as disposições para alegações finais no Novo CPC.

Postagens relacionadas: