O que Emilia Ferreiro defende?

Índice

O que Emilia Ferreiro defende?

O que Emilia Ferreiro defende?

Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.

O que é alfabetização para Emilia Ferreiro?

Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”.

Qual a contribuição de Emilia Ferreiro para o trabalho de alfabetização de crianças?

Os resultados das pesquisas de Emilia Ferreiro representaram grande contribuição para esses estudos. ... Os estudos de Ferreiro levam à conclusão de que as crianças têm um papel ativo no aprendizado. Elas constroem o próprio conhecimento – daí a palavra construtivismo.

O que é o método construtivista Segundo Emília Ferreiro?

Construtivismo é uma teoria a respeito do aprendizado. ... Partindo da teoria do seu mestre, ela pesquisou o processo mental pelo qual as crianças aprendem a ler e a escrever, colocando o nome de construtivismo na sua teoria. Emilia Ferreiro se restringiu a desenvolver uma teoria científica.

Qual o primeiro passo para a alfabetização?

Então, o primeiro passo da alfabetização infantil é ensinar a diferença existente entre letras, desenhos e símbolos. O importante dessa técnica é mostrar para a criança que letras e símbolos possuem distinção e que podemos registrar o que falamos por meio da escrita.

Quais são as crianças que começam a alfabetizar na Escola?

  • Essas são as que terminam de alfabetizar-se na escola, mas começaram a alfabetizar muito antes, através da possibilidade de entrar em contato, de interagir com a língua escrita. Há outras crianças que necessitam da escola para apropriar-se da escrita e se desenvolver de acordo com a sua capacidade cognitiva.

Como ocorre o aprendizado da alfabetização?

  • Dessa forma, dá-se peso excessivo para um aspecto exterior da escrita (saber desenhar as letras) e deixa-se de lado suas características conceituais, ou seja, a compreensão da natureza da escrita e sua organização. Para os construtivistas, o aprendizado da alfabetização não ocorre desligado do conteúdo da escrita.

Quais as propostas fundamentais sobre o processo de alfabetização inicial?

  • De acordo com suas experiências com crianças, Ferreiro (1999, p.44-7), esquematiza algumas propostas fundamentais sobre o processo de alfabetização inicial.

Quais são os processos de alfabetização de crianças?

  • Aborda os processos de alfabetização de crianças com o ambiente alfabetizador. “Alfabetização em Processo” (1986) é uma coletânea de cinco textos; sua leitura requer familiaridade com o tema.

Postagens relacionadas: