O que provoca a hemoglobinopatia?

Índice

O que provoca a hemoglobinopatia?

O que provoca a hemoglobinopatia?

As hemoglobinopatias constituem um grupo de doenças de origem genética, em que mutações nos genes que codificam a hemoglobina levam a alterações na sua produção. Estas alterações podem ser divididas em estruturais ou de produção.

Quando a hemoglobina é considerada alta?

A hemoglobina alta é caracterizada por sintomas como tontura, pele de cor azulada nos lábios e nas pontas dos dedos e, em casos mais raros, perda temporário de visão e de audição.

Quais são as alterações de produção da hemoglobina?

  • As alterações estruturais são aquelas em que a hemoglobina produzida não funciona da forma adequada, o que leva a redução na vida útil dos glóbulos vermelhos e a outras complicações. As alterações de produção são aquelas que resultam em uma diminuição na taxa de produção da hemoglobina, o que leva a graus variados de anemia.

Qual a causa da hemoglobina alta no sangue?

  • A hemoglobina alta no sangue pode ser causada por: 1 Uso de tabaco; 2 Desidratação; 3 Enfisema pulmonar; 4 Fibrose pulmonar; 5 Policitemia; 6 Tumor nos rins; 7 Uso de anabolizantes ou do hormônio eritropoietina. More ...

Qual é a função da hemoglobina?

  • A hemoglobina, ou Hb, é um componente dos glóbulos vermelhos do sangue e tem como principal função transportar oxigênio para os tecidos. A Hb é constituída ...

Como a hemoglobina pode surgir como consequência de algumas situações?

  • No entanto a hemoglobina pode surgir como consequência de algumas situações, como por exemplo: Síndrome Hemolítico Urêmica.

Postagens relacionadas: