Para que serve esse remédio alquimia?

Índice

Para que serve esse remédio alquimia?

Para que serve esse remédio alquimia?

Os alquimistas buscavam descobrir um remédio universal que curaria todos os males e garantiria a vida eterna. Eles queriam também a pedra filosofal, que seria capaz de transformar qualquer metal ouro.

Qual a origem da alquimia?

  • A origem da alquimia é bastante incerta, já que existem relatos alquímicos em diversas civilizações antigas, como os egípcios, gregos, romanos, árabes, persas, mesopotâmios, hindus, chineses e japoneses. Todavia, considera-se genericamente que seu início ocorreu por volta do século III a.C., na Alexandria.

Qual o fundamento da alquimia?

  • A alquimia teve como embasamento teórico as ideias sobre metafísica, transcendência, estudo espiritual e subjetividade propostas por Platão; além da teoria dos quatro elementos (fogo, ar, terra e água) proposta por Aristóteles. Além da teoria dos quatro elementos, os alquimistas baseavam-se também na chamada “ Teoria das três essências ”.

Quem são os alquimistas?

  • Os alquimistas são os cientistas que utilizaram os procedimentos de alquimia. São considerados grandes sábios, dos quais foram destaques na história: Maria, a Judia (séc. II a.C): alquimista e filósofa grega

Por que a alquimia foi importante para o crescimento espiritual?

  • Alguns pesquisadores acreditam que a Alquimia não visava tão somente a transformação de substâncias químicas em outras, ou seja, seu objetivo ia muito além do caráter “proto-ciência”. Nesse sentido, a Alquimia foi importante para a transmutação dos valores e crescimento espiritual em harmonia com a natureza.

Postagens relacionadas: