O que são as placas rígidas descritas?

O que são as placas rígidas descritas?

O que são as placas rígidas descritas?

Resposta: As placas rígidas citadas no texto são as placa tectônica. Explicação: As placas tectônicas são grandes "blocos" de pedra que dividem a Terra.

Quais são os elementos básicos da teoria de placas tectônicas?

Na teoria da tectónica de placas, a parte mais exterior da Terra é composta de duas camadas: a litosfera, que inclui a crosta e a zona solidificada na parte mais externa do manto, e a astenosfera, que inclui a parte mais interior e viscosa do manto.

O que são as placas rígidas da litosfera?

Faça os exercícios! A Terra é divida em camadas até seu interior. A camada mais externa, chamada de litosfera, rígida e resistente, é fragmentada em placas que deslizam, colidem, convergem ou se separam à medida que se movem sobre a astenosfera, camada dúctil do manto que ocorre depois da litosfera.

Quais são as placas que correspondem a divisões da litosfera?

A litosfera é segmentada por fraturas, formando um mosaico com sete grandes placas (africana, americana, eurasiana, pacifica, indo-australiana, antártica e nazca) e outras menores, que deslizam horizontalmente, arrastando os continentes por cima da astenofera.

Quais são os três principais movimentos de placas tectônicas?

Os movimentos das placas tectônicas

  • Movimento de convergência.
  • Movimento de afastamento.
  • Movimento de colisão e soerguimento.
  • Movimento de deslizamento.

Quais são os 3 principais movimentos que as placas tectônicas realizam e suas consequências?

O manto em convecção gera movimento das placas tectônicas, que pode ser de 3 tipos: convergentes, divergentes ou transformantes. Dependendo do envolvimento de placas oceânicas ou continentais, causam diversas consequências como terremotos, subducção, tsunamis, formação de falhas ou surgimento de cadeias montanhosas.

Qual a diferença entre placas tectônicas e outras placas?

  • Um exemplo desse tipo de choque foi o que ocorreu entre as placas Sul-Americana e a Placa de Nazca, que deu origem à Cordilheira dos Andes. No movimento convergente, as placas tectônicas aproximam-se e chocam-se umas com as outras.

Qual a espessura entre as placas?

  • As placas têm uma espessura média de 30 a 40 km, sendo mais fina sob os oceanos – onde o material rochoso é mais denso – e mais espessa nos continentes, onde as rochas são menos densas. Os limites entre as placas se caracterizam como zonas de grande atividade sísmica e vulcânica.

Quais são as grandes placas?

  • Os limites entre as placas se caracterizam como zonas de grande atividade sísmica e vulcânica. Quando se formulou a teoria foram consideradas 7 grandes placas: Eurásia, Africana, Norte-americana, Sul-americana, Indo-australiana, Antártica e Pacífica.

Quais são os limites de placas?

  • Outros tipos de limites de placas foram descobertos desde então, exemplificados na Figura 2. Os limites divergentes são representados pelas dorsais meso-oceânicas, onde as placas se afastam horizontalmente uma da outra, com formação de nova crosta oceânica.

Postagens relacionadas: