O que é considerado praga urbana?

Índice

O que é considerado praga urbana?

O que é considerado praga urbana?

As pragas urbanas são animais que vivem próximos às habitações humanas, como: ratos, pombos, baratas, mosquitos, formigas, morcegos, carrapatos, entre outros.

São exemplos de pragas urbanas?

Baratas, formigas, mosquitos e ratos são algumas das pragas urbanas recorrentes em diversas cidades brasileiras - principalmente no verão, quando buscam alimentos e abrigo. Esses e outros animais podem trazer sérios riscos à saúde após uma proliferação indesejável.

Como surgem as pragas urbanas?

Com a chegada do verão as pragas urbanas começam a se proliferar, pois é na alta temperatura que elas aparecem. As pragas migram para as zonas urbanas buscando alimentação e abrigo, o que é proporcionado pelo próprio homem, quando esses mantêm ambientes sujos e quando depositam lixo em locais inadequados.

O que são considerados pragas?

Praga: qualquer espécie, raça ou biótipo de vegetais, animais ou agentes patogênicos, nocivos aos vegetais ou produtos vegetais (FAO, 2006).

O que é controle de pragas urbanas?

O controle de pragas é um conjunto de ações preventivas e corretivas que visa impedir a aparição e proliferação das pragas urbanas. Essas ações têm como foco impedir que esses agentes encontrem abrigo, alimentos e tenham um ambiente propício para a proliferação.

O que são animais urbanos?

que, muitas vezes, passa despercebido no ambiente predominantemente humano das cidades: a Fauna Urbana. São espécies de aves, répteis, anuros, artrópodes e mamíferos, que se abrigam nos nossos jardins, parques, hortas, lagos, rios e, até mesmo, nas residências.

Qual animal que vive na zona urbana?

Quando falamos de animais urbanos não estamos nos referindo somente aos animais domésticos, como cães e gatos; muito menos só aos animais que são considerados “pragas urbanas”, como ratos, baratas, traças, cupins, formigas, aranhas e escorpiões; além destes, estamos falando das diversas espécies de animais silvestres ...

Como surgiu as pragas e doenças?

Quanto menor o parentesco entre espécies de plantas, menor a possibilidade de serem atacadas pela mesma praga ou doença. As criaturas que provocam danos nas plantas evoluíram e se especializaram junto com elas. As pragas e doenças são seletivas e não avançam facilmente entre espécies ou famílias diferentes.

O que é uma praga e quais os tipos de pragas?

Muitos insetos e outros seres podem causar danos às plantas, porém só quando há um grande comprometimento da área plantada, é que podem ser considerados pragas. Conforme a espécie e o tamanho da praga, a proporção do prejuízo pode variar. De qualquer forma, é preciso encontrar meios seguros de eliminar esse mal.

Por que a praga é uma praga urbana?

  • O principal motivo que o torna uma praga urbana é a quantidade de fezes, que são substratos para crescimento de bactérias e fungos, é importante salientar que o controle desses animais (pragas) com o uso da matança é proibido por lei. Outros animais estão associados a eles e propriamente as fezes e os ambientes onde vivem.

Como ocorreu o aparecimento das pragas urbanas?

  • O crescimento acelerado das cidades, geralmente com sistemas insuficientes de saneamento, esgotamento sanitário, distribuição de água e gerenciamento de resíduos, contribuiu para o aparecimento das pragas urbanas.

Quais as precauções para controlar essas pragas urbanas?

  • Quais as precauções para prevenir e controlar essas pragas urbanas? Para controlar pragas, em primeiro lugar, é fazer com que os nossos quintais estejam sempre limpos, livres de impurezas e bem organizados, para que não haja acúmulos de resíduos.

Quais as doenças que causam pragas urbanas?

  • A maioria dessas espécies costuma se reproduzir durante o inverno e se prolifera durante o verão. São muitas as doenças causadas pelas pragas urbanas. A principal delas, atualmente, é a dengue. Ela é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, que também é responsável pela Febre Amarela, e pode até matar.

Postagens relacionadas: