Qual a definição de arte sonora?

Índice

Qual a definição de arte sonora?

Qual a definição de arte sonora?

O termo arte sonora é usualmente aplicado para categorizar obras e artistas que utilizam o som como elemento central no processo criativo e estético, ou seja, produções artísticas onde o som é o material principal no processo de criação ou é o principal objeto de referência no discurso elaborado pelo artista.

Quais artistas trabalharam com arte sonora?

É comum na historiografia da música erudita figurar exclusivamente compositores europeus, como Johann Sebastian Bach () e Ludwig van Beethoven (), e norte-americanos, como Walter Piston ().

O que são intervenções sonoras?

Aqui são consideradas intervenções sonoras aquelas que alteram, ou estimulam a alteração, do entorno sonoro cotidiano preexistente. Elas fazem emergir formas de expressão cultural, seja do grupo ou artista, seja propiciando e criando canais para o público se expressar.

O que é obras sonoras?

Uma presença no limiar do que se apresenta plasticamente e a evanescência, efêmera e imersiva, própria do som que se escuta. A densidade sonora e contínua da composição preenche o espaço a sua volta tal como uma caixa de ressonância, tornando o tempo elemento intrínseco do trabalho.

Como podemos fazer experimentações sonoras?

Como podemos experimentar com o som dos objetos do nosso cotidiano? A oficina tem como objetivo propor de maneira lúdica e imersiva experiências sonoras por meio da exploração de objetos do dia a dia: chapa de ferro, sacola plástica, celulares, papel alumínio, garrafas, ventiladores, bolas de gude, entre outros.

Postagens relacionadas: