O que é artrite periferica?

Índice

O que é artrite periferica?

O que é artrite periferica?

A artrite periférica em geral não costuma ser erosiva, o envolvimento extra-articular com a inflamação dos olhos, mucosas ou entese (local onde os tendões se unem ao osso) é muito comum.

Qual a causa da artrite reativa?

A artrite reativa normalmente surge como consequência de uma infeção bacteriana urogenital ou intestinal. No caso de infecção urogenital, pode se devido a doenças sexualmente transmissíveis, como a clamídia, por exemplo, que é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis.

Qual exame detecta artrite reativa?

Não há exames laboratoriais simples disponíveis para confirmar o diagnóstico de artrite reativa, mas às vezes são feitas radiografias para avaliar o estado das articulações. Podem ser feitos testes para excluir outros distúrbios que podem causar sintomas semelhantes.

Quando suspeitar de artrite reumatóide?

Segundo o Colégio Americano de Reumatologia, o diagnóstico de artrite reumatóide é feito quando pelo menos 4 dos seguintes critérios estão presentes por pelo menos 6 semanas:

  • Rigidez articular matinal durando pelo menos 1 hora.
  • Artrite em pelo menos três áreas articulares.

Como aparece a artrite?

A artrite reumatoide pode iniciar com apenas uma ou poucas articulações inchadas, quentes e dolorosas, geralmente acompanhada de rigidez para movimentá-las (artrite e sinovite). Isso ocorre principalmente pela manhã e que pode durar horas até melhorar.

O que é artrite reagente?

A Artrite reativa é uma forma de artrite inflamatória que se desenvolve após certas infecções do trato gastrintestinal ou geniturinário. O termo é amplo e poderia ser aplicado à doença de Lyme e à febre reumática; por isso, alguns autores preferem o termo artrite pós-infecciosa aguda.

Quais são as alterações laboratoriais encontradas em pacientes com artrite reativa?

A maioria das pessoas afetadas tem o antígeno leucocitário HLA-B27. O diagnóstico de artrite reativa se baseia nos sintomas, na história clínica e no exame físico. Podem ser pedidos alguns exames para excluir outras causas de artrite e para reforçar o diagnóstico, como: Velocidade de hemossedimentação (VHS).

Qual exame detecta artrite e artrose?

No ultrassom, detecta-se se há inflamação de membranas, e a ressonância mostra fielmente a articulação e seu grau de comprometimento. Recomenda-se que os exames sejam refeitos a cada seis meses. Por isso, o acompanhamento da doença por um especialista é o que garante o sucesso do tratamento e o controle dos sintomas.

Postagens relacionadas: