Quais os cuidados de enfermagem ao realizar o procedimento de aspiração de vias aéreas?

Índice

Quais os cuidados de enfermagem ao realizar o procedimento de aspiração de vias aéreas?

Quais os cuidados de enfermagem ao realizar o procedimento de aspiração de vias aéreas?

Sendo definida a necessidade de aspiração, deve-se sempre manter a técnica estéril, incluindo a lavagem das mãos antes e depois do procedimento, utilização de luvas e sonda estéril, bem como dos equipamentos de proteção individual: avental, máscara e óculos de proteção.

O que se aspirar primeiro boca ou nariz?

Nós do Controle de Infecção indicamos aspirar primeiramente boca, com a finalidade de minimizarmos as microbroncoaspirações. Em seguida desprezar a sonda e luva e calçar luvas estéreis, pegar uma nova sonda e aspirar TOT ou traqueostomia e em seguida aspirar narinas.

Quem pode fazer aspiração traqueostomia?

5º Os pacientes crônicos, em uso de traqueostomia de longa permanência ou definitiva em ambiente hospitalar, de forma ambulatorial ou atendimento domiciliar, poderão ter suas vias aéreas aspirada pelo Técnico de Enfermagem, desde que devidamente avaliado e prescrito pelo Enfermeiro, como parte integrante do Processo de ...

Como realizar o procedimento de aspiração?

Durante a aspiração o profissional deve seguir as seguintes ações: introduzir a sonda cautelosamente, mantendo o látex clampeado; desclampear o látex e ir retirando a sonda em movimentos circulares. O tempo de aspiração não deve exceder 15 segundos.

Como funciona a aspiração das vias aéreas inferiores?

  • A aspiração das vias aéreas inferiores envolve basicamente a traqueia e, ocasionalmente, a aspiração profunda envolve os brônquios direito e esquerdo. Ansiedade e desconforto. Pode-se efetuar a aspiração através das narinas, da boca, cânula de traqueostomia e tubo endotraqueal.

Como são fornecidos os equipamentos de aspiração?

  • São fornecidos: aspirador portátil, extensores, luvas, sondas de aspiração, gazes. Esses materiais são utilizados durante a internação domiciliar do paciente, sendo o equipamento de aspiração devolvido ao final do período.

Quanto Tempo é necessário para realizar uma aspiração a outra?

  • Realizar intervalos de 3 min. de uma aspiração a outra, nunca exceder 15 min. para permitir adequada oxigenação do paciente, se necessário usar o ambú, para realizar ventilações.

Quais são os riscos da aspiração?

  • A aspiração também possui seus riscos, compreendem: Infecção das vias aéreas superiores; Traumatismos de tecidos por sucção excessiva da camada de revestimento do trato respiratório; Hipoxemia, devido à remoção de ar com secreções durante a aspiração; A remoção de oxigenoterapia durante a execução da aspiração; ...

Postagens relacionadas: