Qual é a diferença entre os processos sociais assimilação e acomodação?

Índice

Qual é a diferença entre os processos sociais assimilação e acomodação?

Qual é a diferença entre os processos sociais assimilação e acomodação?

Acomodação é o processo no qual um indivíduo se contenta, sem satisfação, com a situação que é imposta por um outro indivíduo ou pela sociedade. Assimilação é o processo que ocorre quando indivíduos de grupos antagônicos se tornam semelhantes.

Como estabelecer um equilíbrio entre assimilação e acomodação?

  • Consiste em procurar estabelecer um equilíbrio entre assimilação e acomodação. Excessiva assimilação e excessiva acomodação impedem ou perturbam o desenvolvimento cognitivo. Periodicamente, somente novos esquemas ou estruturas permitem que assimilemos e acomodemos de modo relativamente equilibrado.

Qual é a assimilação e a acomodação?

  • A assimilação e a acomodação enquanto comportamentos de adaptação correspondem a uma assimilação dos objetos pelos esquemas e de uma acomodação dos esquemas aos objetos. Os esquemas são as estruturas ou unidades dentro de um conjunto organizado, cada uma com uma função e podem ser práticos (agarrar, morder) ou representativos (linguagem).

Qual é a assimilação?

  • A assimilação designa o fato que a iniciativa na interação do objeto é do organismo. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. Todo esquema de assimilação é construído e toda à abordagem da realidade supõe um esquema de assimilação.

Qual é o exemplo de acomodação?

  • Para Piaget, há adaptação ... Um exemplo de acomodação: uma criança utiliza um esquema verbal inicial para chamar a atenção (choro), ...

Postagens relacionadas: