O que é um exame periodontal?

Índice

O que é um exame periodontal?

O que é um exame periodontal?

O exame periodontal básico é feito para determinar se há algum problema gengival, rapidamente. É uma forma simples de definir se há gengivite ou periodontite. Com uma sonda gengival (sonda periodontal), a profundidade de sondagem é medida com cuidado e precisão a partir da margem gengival.

O que avaliar para dar o diagnóstico periodontal?

Para o diagnóstico da doença periodontal é necessário avaliar os parâmetros clínicos de profundidade de sondagem, nível clínico de inserção e sangramento à sondagem, sendo avaliados em seis sítios por dente (mésio-vestibular, vestibular, disto-vestibular, mésio-lingual, lingual e disto-lingual).

O que faz um periodontal?

O que é periodontia? É a especialidade responsável por cuidar da saúde das nossas gengivas, tecido que serve como suporte para os dentes.

Qual o instrumental clínico que auxilia no diagnóstico da periodontite *?

O exame radiográfico é auxiliar no diagnóstico da doença periodontal.

Quais são os objetivos do diagnóstico periodontal?

Nos consultórios dentários, os procedimentos de exame e diagnóstico da doença periodontal têm diferentes objetivos, como explica Vettore: “Eles são utilizados para avaliação de risco do paciente para início e progressão da doença. Além disso, servem para detectar a doença em seus estágios iniciais.

O que é o tratamento periodontal?

O que é Periodontia? É a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).

Qual o método de avaliação periodontal mais eficiente?

  • O método tradicional de avaliação periodontal é mais eficiente para se determinar o problema periodontal, pois é um método que examina cada unidade individualmente. Em se tratando de exame inicial do paciente, a avaliação usando-se os critérios do PSR é mais rápida e também eficiente para se localizar problemas nos sextantes.

Como o dentista avalia a periodontite?

  • O dentista avalia o estado das gengivas, verifica se há sangramentos e pergunta sobre outros sintomas. Entretanto, como a periodontite não acarreta dor em suas fases iniciais e muitas pessoas não visitam o odontologista, o diagnóstico tende a ser firmado tardiamente.

Como é feito o diagnóstico da doença periodontal?

  • O diagnóstico da doença periodontal é feito por meio da análise clínica dos tecidos. Desse modo, o dentista analisa os sintomas e queixas e faz a sondagem dos dentes para identificar alterações e sangramentos que indicam a presença do problema.

Quais são os índices periodontais?

  • Os índices periodontais são métodos simples e confiáveis e auxiliam os clínicos e pesquisadores na avaliação da saúde periodontal atual de seus pacientes e no prognóstico de tratamentos periodontais. Alguns métodos são mais complexos que outros mas, enquanto auxiliam os pesquisadores, têm pouca aplicabilidade para os clínicos.

Postagens relacionadas: