O que é um veneno coagulante?

Índice

O que é um veneno coagulante?

O que é um veneno coagulante?

Ação coagulante Possui também ação semelhante à trombina, convertendo o fibrinogênio em fibrina. Essas ações produzem distúrbios da coagulação, caracterizados por consumo dos seus fatores, geração de produtos de degradação de fibrina e fibrinogênio, podendo ocasionar incoagubilidade sanguínea.

Quais os tipos de veneno das cobras do gênero botrópico?

Mecanismo de Ação
AtividadeVeneno
Inflamatória agudaBotrópico e laquético
CoagulanteBotrópico, laquético e crotálico
HemorrágicaBotrópico, laquético
NeurotóxicaCrotálico e elapídico

Quais as diferenças de ação clínica dos venenos das serpentes encontradas no país?

As manifestações, tanto locais como sistêmicas, são indistinguíveis do quadro desencadeado pelo veneno botrópico. A diferenciação clínica se faz quando, nos acidentes laquéticos, estão presen- tes alterações vagais, como náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarreia, hipotensão e choque.

O que é um veneno Proteolitico?

+ Ação proteolítica: provoca necrose tecidual devido à decomposição das proteínas. + Ação neurotóxica: a peçonha age no sistema nervoso central provocando ptose palpebral, adormecimento ou formigamento no local afetado, alterações de consciência e perturbações visuais.

O que são acidentes Botropicos?

ACIDENTE BOTRÓPICO: o veneno botrópico tem ação proteolítica, coagulante e hemorrágica e os acidentes podem ser classificados em: ACIDENTES LEVES: edema discreto (peri-picada) ou ausente e manifestações hemorrágicas leves ou ausentes. TC normal ou alterado.

Como ocorre a ação proteolítica?

A proteólise pode ocorrer em vias intracelulares, que envolvem, principalmente, a degradação de proteínas pelo lisossomo (via proteolítica lisossomal), e a degradação de proteínas pelos proteassomas com participação do ATP (via proteolítica da ubiquitina-proteassoma).

Quais são os primeiros socorros em caso de envenenamento?

Orientações gerais

  • Remover a vítima para local arejado.
  • Afrouxar as vestes e, caso estejam contaminadas, retirá-las, cortando-as.
  • NUNCA deixar a vítima sozinha.
  • Deixar a vitima falar, deixando-a o mais confortável possível.
  • Transportar a vítima em posição lateral, a fim de evitar aspiração de vômito, se ocorrer.

Quais os tipos de ofidismo?

No que tange aos tipos de acidentes ofídicos, os mais comuns em território nacional são:

  • Acidente Botrópico (70%)
  • Acidente Crotálico (6%)
  • Acidente Laquético (1%)
  • Acidente por Micrurus (menos de 1%).

Como funciona o coagulante no tratamento?

  • O coagulante entra no sistema e, através de reações químicas, desestabiliza os coloides que a partir daí, conseguem se aglomerar e formar coágulos, partículas maiores que já conseguem decantar. Em casos em que não há necessidade de ajustes de pH, o coagulante é o primeiro produto a ser adicionado no tratamento.

Quais são os coagulantes na água?

  • Mas há outros agentes químicos que podem ser utilizados com essa mesma função, como os sais de ferro (III) ou ainda polímeros orgânicos. Esses coagulantes são insolúveis na água e geram íons positivos (cátions) que atraem as impurezas carregadas negativamente nas águas.

Qual é a coagulação química?

  • A coagulação química é um processo responsável pela desestabilização das partículas em um sistema aquoso. No tratamento de água, em arranjos que incluem coagulação, essa etapa tem por objetivo tornar as impurezas que se encontram em suspensão fina, estado coloidal ou solução, passíveis de remoção nas fases seguintes.

Qual o processo de coagulação do sangue?

  • O processo de coagulação do sangue A coagulação do sangue é um processo extremamente importante para nossa saúde, uma vez que evita a perda excessiva de sangue por hemorragias.

Postagens relacionadas: