O que é ação de locupletamento ilícito cheque?

Índice

O que é ação de locupletamento ilícito cheque?

O que é ação de locupletamento ilícito cheque?

A ação de locupletamento ilícito é uma medida judicial que visa recuperar o valor perdido com um cheque sem fundos, quando já passou o prazo de solicitação para ação de execução do documento.

Qual o objeto da ação de locupletamento?

"Enriquecimento sem causa, enriquecimento ilícito ou locupletamento ilícito é o acréscimo de bens que se verifica no patrimônio de um sujeito, em detrimento de outrem, sem que para isso tenha um fundamento jurídico".

É possível cobrança de cheque prescrito?

O cheque é um título executivo extrajudicial, como previsto no art. 585, I, do Código de Processo Civil. Todavia, uma vez prescrito, o cheque perde sua força cambial, não mais podendo ser cobrado através da ação de execução, conforme disposto nos arts. 59 e 47 da Lei 7.357/85.

Qual a origem da palavra locupletamento?

  • A palavra locupletamento deriva de locupletar, que significa enriquecer, ou ter acréscimo de patrimônio ou riquezas, não necessariamente de forma ilícita. Todavia, no âmbito jurídico, a palavra geralmente é utilizada no sentido de enriquecimento sem causa, ou ilícito, que ocorre em prejuízo a alguém.

Qual o fundamento do ato ilícito?

  • Desta feita, o tema, traz-se a lume fundamento do ato ilícito previsto no Art. 186 do Novo Código Civil, segundo o qual: “aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, viola direito e causa dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito”.

Qual o enriquecimento ilícito?

  • Para Acquaviva enriquecimento ilícito é o "aumento de patrimônio de alguém, pelo empobrecimento injusto de outrem. Consiste no locupletamento à custa alheia, justificando a ação de in rem verso ". "É o proveito que, embora não necessariamente ilegal, configura o abuso de direito, insejando uma reparação".

Postagens relacionadas: