Qual o significado do termo espera ocupada ou Busy Wait qual a consequência de ter a espera ocupada?

Qual o significado do termo espera ocupada ou Busy Wait qual a consequência de ter a espera ocupada?

Qual o significado do termo espera ocupada ou Busy Wait qual a consequência de ter a espera ocupada?

Espera ocupada é um modelo de programação paralela caracterizado por testes repetidos de um condição que impedem o progresso de um processo e que só pode ser alterada por outro processo.

Qual a necessidade de utilização do mecanismo de sincronização de processos?

A sincronia de processos permite gerenciar o acesso concorrente a recursos do sistema operacional de forma controlada por parte dos processos, de maneira que um recurso não seja modificado em simultâneo, ou que os processos não fiquem em espera que o recurso seja libertado.

Quais problemas os monitores e semáforos ajudam a solucionar?

O problema com monitores e com os semáforos é que ele foram projetados para prover exclusão mútua em um ou mais processadores que tenham acesso a uma memória comum.

Por que os processos concorrentes devem ter suas execuções sincronizadas?

É necessário que os processos concorrentes tenham sua execução sincronizada através de mecanismos do sistema operacional. Os mecanismos que garantem a comunicação entre processos concorrentes e o acesso a recursos compartilhados são chamados mecanismos de sincronização.

Qual é o significado do termo espera ocupada?

Resposta: Espera ocupada é um modelo de programação paralela caracterizado por testes repetidos de um condição que impedem o progresso de um processo e que só pode ser alterada por outro processo. Ela pode ser evitada por meio de primitivas como semáforos, block e wake-up, monitores, troca de mensagens.

O que é exclusão mútua com espera ocupada?

Exclusão mútua (também conhecida pelo acrônimo mutex para mutual exclusion, o termo em inglês) é uma técnica usada em programação concorrente para evitar que dois processos ou threads tenham acesso simultaneamente a um recurso compartilhado, acesso esse denominado por seção crítica.

O que são mecanismos de sincronização?

MECANISMOS DE SINCRONIZAÇÃO DE PROCESSOS São mecanismos que garantem a comunicação entre processos concorrentes e o acesso a recursos compartilhados, é fundamental sua implementação em projetos de SO multiprogramável para garantir a integridade e a confiabilidade na execução de Aplicações Concorrentes.

Em que consiste uma seção crítica como a utilização de semáforos pode ajudar?

A forma de implementação de uma região crítica pode variar para cada sistema. ... Para entrar numa região crítica, uma linha de execução deve obter um semáforo, que será descartado na saída da região crítica. Cada recurso compartilhado, ou um conjunto de recursos compartilhados em comum, possui um semáforo próprio.

O que é deadlock e quais as estratégias para tratar este problema?

Um estado de deadlock ocorre quando dois ou mais processos estão esperando indefinidamente por um evento que só pode ocorrer por um dos processos em espera. Existem alguns métodos para tratar deadlocks, como, por exemplos, detecção e recuperação, evitar deadlock e prevenção de deadlock.

Postagens relacionadas: