Quais as principais características das emissões gama?

Índice

Quais as principais características das emissões gama?

Quais as principais características das emissões gama?

As radiações gama são ondas eletromagnéticas com alto poder de penetração, podendo atravessar o corpo humano e causar vários danos. ... Isso significa que essas emissões não eram constituídas de partículas, como as radiações alfa (α) e beta (β), mas eram, na verdade, radiações eletromagnéticas.

O que são emissões radioativas e como elas ocorrem?

REAÇÕES NUCLEARES NATURAIS Ocorrem em núcleos instáveis, mais conhecidos como radioativos, que se modificam espontaneamente para adquirir maior estabilidade. Nessa transformação, partículas são emitidas do núcleo com grande velocidade. É o que chamamos de emissões radioativas.

O que os raios gama pode causar?

Os raios gama são produzidos na passagem de um núcleo atômico de um nível excitado para outro de menor energia, e na desintegração de isótopos radioativos.

Quais as principais características das radiações alfa Beta e Gama?

Um núcleo radioativo emite radiação alfa ou beta, e a radiação gama está sempre presente. A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s, e os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas (300.000 km/s).

Quais os efeitos da radiação gama no corpo humano?

Quando a radiação gama interage com as moléculas presentes nos tecidos, ela arranca-lhe elétrons, formando íons. Em alguns casos, as ligações químicas podem ser rompidas, dando origem a radicais livres: moléculas capazes de degradar as células e causar danos ao organismo afetando o processo de divisão celular.

Como atuam as 3 emissões radioativas?

São três as emissões radioativas naturais: Emissão alfa (α): Partículas formadas por dois prótons e dois nêutrons, do mesmo modo que o núcleo de um átomo de hélio. Possuem carga elétrica igual a +2 e massa igual a 4u; Emissão beta (β): Partículas formadas por um elétron.

Postagens relacionadas: