O que são plantas epífitas exemplos?

Índice

O que são plantas epífitas exemplos?

O que são plantas epífitas exemplos?

As plantas epífitas, tais como orquídeas e samambaias, são espécies que se desenvolvem sobre outras plantas sem lhes causar nenhum prejuízo. As plantas epífitas (epi = em cima; fito = planta) são aquelas que vivem sobre outras plantas sem que ocorra parasitismo.

Por que as epífitas são importantes para os ecossistemas?

As plantas epífitas também apresentam papel ecológico, sendo essenciais no fornecimento de alimento e água para espécies que vivem nas partes altas da floresta, além de proporcionarem material para a confecção dos ninhos. Essas espécies também atuam na ciclagem de minerais e na produtividade primária.

Quais os nomes das plantas epífitas?

Alguns exemplos de epífitas são as polipodiáceas (fetos ou samambaias); cactáceas (flor-de-maio); as bromeliáceas (bromélias ou gravatás); as orquidáceas (orquídeas). Espécies epífitas são particularmente comuns entre as Bryophyta, Pteridophyta, Orchidaceae, Gesneriaceae, Begoniaceae, Bromeliaceae e Araceae.

O que é inquilinismo em biologia?

O inquilinismo é uma relação ecológica harmônica e interespecífica. Isso significa que nele temos uma interação entre indivíduos de espécies diferentes que resulta em uma associação em que nenhum dos envolvidos é prejudicado.

O que acontece no Epifitismo?

Epifitismo é o hábito de vida de alguns vegetais que crescem sobre a superfície de um outro ser vivo (quase sempre de uma planta), absorvendo nutrientes e água provenientes do ar e da chuva ou de resíduos orgânicos que sedimentem ao seu redor. ... O epifitismo ocorre tanto no ambiente terrestre quanto no aquático.

Como cultivar plantas epífitas?

O substrato das plantas epífitas são em geral: casca de arvore, fibra de coco, pedras de carvão vegetal, e qualquer material que não contenha terra, pois as plantas epífitas morrem em contato com terra, devido contaminação por fungos.

Quais são as bromélias epífitas?

Bromelioideae: plantas terrestres ou epífitas, folhas com margem com espinhos ou serrilhada, apresentam flores com ovário ínfero, fruto do tipo baga, sementes desprovidas de apêndices . (Figura 7). Gêneros ocorrentes nos caixetais: Aechmea, Canistrum, Neoregelia, Nidularium e Wittrockia.

Quais as espécies de plantas epífitas?

  • Existem diversas espécies de plantas epífitas no planeta. Elas são encontradas, em sua grande maioria, em florestas tropicais úmidas, em especial as Florestas Neotropicais, sendo raras em ambientes com temperaturas baixas.

Quais são as epífitas aquáticas?

  • Assim como no ambiente terrestre, as epífitas aquáticas são uma porção essencial da teia trófica e da biodiversidade ecossistêmica. Existe um grupo funcional marinho nomeado “pastadores” que sobrevive apenas da raspagem e consumo de epífitas, realizando o controle populacional destes organismos.

Qual a diferença entre as plantas epífitas e as parasitas?

  • A diferença entre as plantas epífitas e as parasitas está no fato de que as epífitas não retiram nutrientes da planta à qual está associada. As epífitas absorvem a água da chuva e retiram os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento das fezes de animais, insetos mortos, entre outros.

Qual a relação entre epífitas e inquilinismo?

  • As epífitas absorvem a água da chuva e retiram os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento das fezes de animais, insetos mortos, entre outros. Essa relação entre epífitas e a planta que lhes dá suporte ( forófito) é chamada por alguns autores de inquilinismo, embora muitos considerem o inquilinismo como um tipo de comensalismo.

Postagens relacionadas: