O que é um documento pedagógico?

O que é um documento pedagógico?

O que é um documento pedagógico?

A documentação pedagógica ajuda a contar a história pedagógica de aprendizagem dos alunos. ... Ela permite um entendimento personalizado sobre a trajetória dos alunos individualmente e como grupo. Para isso, podem-se narrar atividades, sequências didáticas ou projetos executados.

Quais são os documentos pedagógicos?

Entre os documentos que são importantes para que uma escola efetivamente exerça sua função estão o Livro de Registro de Classe, o Regimento Escolar, o Projeto Político-pedagógico e a Proposta Pedagógica Curricular.

Como deve ser a documentação pedagógica?

Muito além de um acervo burocrático, ou de uma reunião de portfólios, a documentação pedagógica é um material rico, de aprendizagem contínua que registra o que as crianças estão dizendo, fazendo e produzindo e como o pedagogo se relaciona com elas e com seu trabalho.

Quando surgiu a documentação pedagógica?

Inspirados pelo trabalho realizado nas Escolas de Infância de Reggio Emilia no norte da Itália, começamos, em 2009 no Colégio Rio Branco, a utilizar como ferramenta de reflexão educativa a Documentação Pedagógica – estratégia ética, investigativa que dá voz à infância.

O que é e como se faz a documentação pedagógica?

Vamos clarear um pouco mais esses focos. A Documentação Pedagógica é a elaboração das informações levantadas com o REGISTRO. Anotações, fotos, filmes, gravações e produções das crianças são reunidas para provocar e instigar o educador: O que é possível enxergar nessas informações?

Quais os documentos que norteiam o PPP?

Assim, é fundamental que a elaboração do PPP contemple:

  • Plano de ação;
  • Diretrizes pedagógicas;
  • Quem são os envolvidos;
  • Dados regionais sobre a aprendizagem;
  • Contexto das famílias dos estudantes;
  • Recursos.

O que são documentos norteadores?

Instituído pela Portaria nº 29/SMG/2017, o Documento Norteador tem como objetivo disseminar o conhecimento, fornecendo subsídios e instrumentos de consulta e orientação para os gestores dos órgãos da Prefeitura de São Paulo, publicizando boas práticas de elaboração e arranjo organizacional.

Quais os principais pontos que compõem a documentação pedagógica?

Vamos clarear um pouco mais esses focos. A Documentação Pedagógica é a elaboração das informações levantadas com o REGISTRO. Anotações, fotos, filmes, gravações e produções das crianças são reunidas para provocar e instigar o educador: O que é possível enxergar nessas informações?

Quais elementos são essenciais para a construção da documentação pedagógica?

A documentação pedagógica tem por princípio a importância da escuta, da observação, do registro, da interpretação (Malaguzzi, 1999.

Como é feita a documentação pedagógica nas escolas?

  • Tal estratégia diferentemente do registro de atividades que sempre foi feito nas escolas, a Documentação Pedagógica possibilita a visualização da originalidade dos processos construtivos das crianças, de suas experiências individuais e em grupo, por meio de textos escritos, imagens e objetos.

Quais são os objetivos pedagógicos?

  • Objetivos pedagógicos são metas que pretendemos atingir quando elaboramos nosso curso e nossas aulas. Eles podem ser gerais e envolverem competências que se constróem ao longo de muito tempo, ou específicos e envolverem habilidades e aprendizagens desenvolvidas em prazos mais curtos.

Que documentos são importantes para que uma escola exerça sua função?

  • Entre os documentos que são importantes para que uma escola efetivamente exerça sua função estão o Livro de Registro de Classe, o Regimento Escolar, o Projeto Político-pedagógico e a Proposta Pedagógica Curricular.

Quais são os objetivos da pesquisa documental?

  • Primeiramente, na fase de pré-análise, o pesquisador definirá quais são os objetivos da pesquisa documental, ou seja, quais perguntas pretende responder a partir da análise dos dados. Neste sentido, é possível nessa etapa elaborar hipóteses a serem confirmadas ou descartadas ao longo da pesquisa.

Postagens relacionadas: