O que são estruturas basófilas e Acidofilas?

O que são estruturas basófilas e Acidofilas?

O que são estruturas basófilas e Acidofilas?

Em histologia é preciso utilizar corantes para analisar estruturas celulares e características de tecidos. Os tecidos e órgãos que reagem com um corante básico são chamados basófilos e as estruturas que reagem com um corante ácido são chamadas acidófilas. ...

O que é uma estrutura Basófila?

De modo geral, as estruturas das células e da matriz dos cortes que contêm grupos ácidos têm afinidade pelos cátions coloridos dos corantes básicos. Por essa razão estas estruturas são denominados estruturas basófilas, devido a sua afinidade e coloração por corantes básicos.

O que é cromatina frouxa?

São núcleos geralmente alongados situados nas paredes dos espaços sanguíneos. Núcleos em que predomina eucromatina têm coloração mais clara e são chamados núcleos de cromatina frouxa. Os núcleos dos hepatócitos são geralmente de cromatina frouxa.

O que é uma basofilia?

O aumento do número de basófilos recebe o nome de basofilia e é indicativo de que algum processo inflamatório ou alérgico, principalmente, está acontecendo no organismo, sendo importante que a concentração de basófilos no sangue seja interpretada juntamente com o resultado dos outros resultados do hemograma.

Quais são os corantes mais utilizados em Histologia?

A combinação mais comum de corantes usada em Histologia e Histopatologia é a Hematoxilina e Eosina (HE). A hematoxilina, é um composto orgânico que se obtém da planta leguminosa Haematoxylum campechianum, conhecida também pelo nome de Pau Campeche.

Quais são os basófilos?

  • Os basófilos são células sanguíneas produzidas na medula óssea e têm meia vida no sangue estimada entre 1 e 2 dias. Em condições normais, os basófilos são bastante numerosos no sangue circulante de anfíbios, répteis e aves, enquanto que no homem correspondem a no máximo 2% dos leucócitos circulantes, sendo, por isso, difícil ...

Como ocorre o aumento da quantidade de basófilos?

  • O aumento da quantidade de basófilos, também chamado de basofilia, normalmente acontece quando há alguma inflamação no organismo, sendo normalmente acompanhada por outras alterações no leucograma. Assim, algumas das situações em que pode haver aumento dos basófilos são:

Quais os valores de referência para os basófilos?

  • Os valores de referência para os basófilos não variam entre homens e mulheres adultos, no entanto pode variar de acordo com o laboratório em que é realizado o exame de sangue e, por isso, o resultado do exame deve ser visto sempre pelo médico. Caso tenha dúvidas no resultado do seu hemograma, coloque os seus resultados na calculadora a seguir:

Quais são os grânulos encontrados nos basófilos?

  • Ao microscópio eletrônico, estes grânulos apresentam-se muito elétron-densos e frequentemente têm em seu interior filamentos ou partículas alongadas. Os grânulos encontrados nos basófilos possuem entre 0,15-05μm de diâmetro e apresentam metacromasia quando corados pelo azul de toluidina.

Postagens relacionadas: