O que é uma estrutura para Piaget?

Índice

O que é uma estrutura para Piaget?

O que é uma estrutura para Piaget?

O conceito de estrutura cognitiva é central para a teoria de Piaget. Estruturas cognitivas são padrões de ação física e mental subjacentes a atos específicos de inteligência e correspondem a estágios do desenvolvimento infantil.

Quais são os principais conceitos elaborados por Piaget?

Alguns conceitos-chave de sua teoria, tais como assimilação, acomodação e equilibração foram abordados ao longo do texto. O "núcleo duro" da teoria de Piaget está na assimilação, na acomodação e na equilibração, não nos famosos períodos de desenvolvimento mental.

O que é esquema de acordo com Piaget?

Em psicologia e na ciência cognitiva, um esquema é uma estrutura mental que representa algum aspecto do mundo. ... Na teoria de desenvolvimento de Piaget, as crianças adotam uma série de esquemas para entender o mundo.

Quais são os principais conceitos de Vygotsky?

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. ... A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor.

Quais os três princípios da teoria do desenvolvimento cognitivo?

Piaget afirmou que o desenvolvimento cognitivo se inicia com a capacidade inata, do ser humano, em se adaptar ao ambiente. ... Esse desenvolvimento gradual ocorre através de três princípios inter-relacionados: organização, adaptação e equilibração.

Quais são as ideias básicas de Piaget sobre o desenvolvimento mental e sobre o processo de construção do conhecimento?

Apresentamos as idéias básicas de Piaget (l969, p. 14) sobre o desenvolvimento mental e sobre o processo de construção do conhecimento, que são adaptação, assimilação e acomodação. Piaget diz que o individuo está constantemente interagindo com o meio ambiente.

Como ocorre o processo de aquisição do conhecimento?

O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO Como a aquisição de conhecimentos depende de certas estruturas cognitivas e da relação do sujeito com o objeto, a esse processo interacional, de mão dupla, Piaget denomina adaptação.

Quais são os pilares da teoria de Vygotsky?

Vygotsky afirma que a linguagem possui duas funções básicas: intercâmbio social e pensamento generalizante. ... Estes são os pilares básicos do pensamento de Vygotsky: “As funções psicológicas têm um suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral”.

Postagens relacionadas: