O que é uma estrutura aditiva?

Índice

O que é uma estrutura aditiva?

O que é uma estrutura aditiva?

As estruturas aditivas são caracterizadas por conceitos de estado e relação e divididas em seis relações de base: parte-parte-todo; transformações de estados; comparação de estados; composição de duas transformações; composição das relações e transformação de uma relação.

O que é campo conceitual das estruturas aditivas?

O campo conceitual das estruturas aditivas é, ao mesmo tempo, um conjunto de situações, cujo tratamento implica em uma ou várias adições, ou subtrações, ou, ainda, a combinação dessas duas operações, e um conjunto dos conceitos e teoremas que permitem analisar essas situações como tarefas matemáticas (VERGNAUD, 1996).

Qual a importância dos alunos dominarem as estruturas aditivas?

(2000), para dominar as estruturas aditivas, o aluno precisa ter a capacidade de resolver diversos tipos de situações-problema correlatas, não sendo suficiente apenas resolver um cálculo numérico, pois, por exemplo, por trás de um simples 4 + 7 pode-se encontrar problemas tão sofisticados que até alunos da 4ª série ( ...

O que são problemas aditivos?

Os problemas do campo aditivo são constituídos de vários tipos de situações. O objetivo é desenvolver a sua capacidade de cálculo e utilização das informações necessárias para resolver um problema. Engloba as situações que a posição da incógnita definirá se a operação será de adição ou subtração.

O que é a Teoria dos Campos Conceituais?

A Teoria dos Campos Conceituais, desenvolvida por Gérard Vergnaud (1933), filósofo, matemático e psicólogo francês, é uma teoria cognitivista que se reporta à construção de conceitos como fundamento principal.

O que é teorema em ato?

Em termos do campo conceitual dos circuitos simples de associação de resistores temos aqui o teorema-em-ato: "A intensidade da corrente será maior no trecho do circuito que oferece menor resistência à sua passagem (caminho mais fácil)".

O que é campo conceitual?

Para Vergnaud, um campo conceitual significa: […] um conjunto informal e heterogêneo de problemas, situações, conceitos, relações, conteúdos e operações de pensamento, conectados uns aos outros e, provavelmente, interligados durante o processo de aquisição (VERGNAUD, 1982.

O que são problemas de transformação?

Na classe de composição, os problemas abrangem situações que relacionam o todo com as partes; nos problemas de transformação, as situações apresentadas relacionam o estado inicial com um estado final através de uma transformação; e na classe de comparação, os problemas apresentam situações em que há um referente, um ...

Qual a importância de conhecer estudar os campos conceituais para sua prática pedagógica?

Resumo. A Teoria dos Campos Conceituais visa fornecer quadros e alguns princípios para o estudo do desenvolvimento e da aprendizagem de competências complexas dos estudantes.

Por que a Teoria dos Campos conceituais TCC interessa aos educadores matemáticos?

O que é, resumidamente, a Teoria dos Campos Conceituais? GÉRARD VERGNAUD O resultado de muita pesquisa com estudantes, que nos leva a compreender como eles constroem conhecimentos matemáticos. Ela é fundamental para ensinar a disciplina, pois permite prever formas mais eficientes de trabalhar os conteúdos.

Postagens relacionadas: