O que é um exercício estático?
Índice
- O que é um exercício estático?
- O que é exercício dinâmico?
- Como é realizado o alongamento dinâmico?
- O que é um exercício isocinético?
- Qual é a principal função do alongamento dinâmico?
- O que são exercícios estáticos e dinâmicos?
- O que é alongamento balístico e dinâmico?
- O que seria um alongamento dinâmico balístico?
- Quais são os treinamentos de força estática?
- Quais são os alongamentos estáticos?
- Por que o alongamento estático prejudica o sistema nervoso?
- Quais são os exercícios isométricos?

O que é um exercício estático?
Os alongamentos estáticos fazem referência aos exercícios de alongamento que são realizados sem movimento. Estático significa estacionado, parado, e os movimentos são feitos para isolar um grupo muscular de cada vez, mantendo-os em uma posição por um período de tempo específico.
O que é exercício dinâmico?
“Diferentemente do alongamento estático, os exercícios dinâmicos alongam ativamente os músculos e as articulações em diversos planos e direções, deixando os músculos prontos para produzirem força e mobilizando o líquido sinovial, que lubrifica as articulações”, explica Lucas Vilas Boas, preparador físico da assessoria ...
Como é realizado o alongamento dinâmico?
Diferente do alongamento comum, chamado de estático, no qual o corpo fica parado, o alongamento dinâmico envolve a movimentação de partes do corpo que, gradualmente, aumentam sua amplitude e velocidade. Normalmente, são exercícios caracterizados por movimentos pendulares e repetitivos.
O que é um exercício isocinético?
A contração isocinética é aquela em a tensão desenvolvida pelo músculo é máxima em todos os ângulos articulares durante toda a amplitude de movimento porque ela é realizada em uma velocidade constante. A velocidade é controlada e a resistência é variada ao longo do arco de movimento.
Qual é a principal função do alongamento dinâmico?
O alongamento dinâmico é uma forma de exercício que trabalha a flexibilidade de forma mais eficiente, pois explora a capacidade de ativamente levar cada articulação ao seu ponto de máxima amplitude, por meio da utilização de todos os músculos envolvidos naquele movimento.
O que são exercícios estáticos e dinâmicos?
O alongamento estático é a forma mais comum, sendo aqueles exercícios realizados em um período específico. Ou seja, quando a posição do alongamento é mantida por alguns segundos. Já o alongamento dinâmico, é aquele em que se executa trechos com movimentos repetidos.
O que é alongamento balístico e dinâmico?
O alongamento balístico ou dinâmico e caracterizado pela movimentação da articulação, para que a mesma atinja o Maximo possível de amplitude no movimento.
O que seria um alongamento dinâmico balístico?
O alongamento balístico usa contrações musculares para forçar a extensão do músculo por meio de movimentos pendulares ininterruptos. Embora alongue rapidamente o músculo a cada repetição, o movimento pendular também ativa a resposta do reflexo miotático.
Quais são os treinamentos de força estática?
- Eles também são conhecidos como treinamento de força estática, pois envolvem ações musculares em que o comprimento do músculo não varia e não ocorre nenhum movimento visível nas articulações. O termo ‘ação estática’ é preferível a ‘contração estática’, já que para haver contração é necessário a realização de movimentos.
Quais são os alongamentos estáticos?
- Este tipo de alongamentos vai melhorar a força, equilíbrio e reestabelecer a mobilidade, coordenação e estabilização das articulações. Isto significa menos lesões a longo prazo e melhor rendimento nas actividades desportivas ou lúdicas. Contudo, os alongamentos estáticos podem e devem ser feitos, mas não antes do exercício físico.
Por que o alongamento estático prejudica o sistema nervoso?
- Isso acontece porque o alongamento estático relaxa os músculos, reduz a força e desacelera o fluxo sanguíneo, o que diminui a atividade do sistema nervoso central.
Quais são os exercícios isométricos?
- Os exercícios isométricos são aqueles que promovem uma contração muscular sem que haja a realização de movimentos. Ou seja, em que você fica parado o tempo todo na mesma posição durante a execução do exercício, como acontece na prancha abdominal e suas variações.