O que é um laboratório de biologia molecular?

Índice

O que é um laboratório de biologia molecular?

O que é um laboratório de biologia molecular?

O Laboratório de Biologia Molecular tem como objetivo principal dar suporte logístico e operacional para experimentos envolvendo a área de genética molecular em estudos com animais de interesse zootécnico.

Para que a biologia molecular é usada?

Nascida da junção entre a genética, a bioquímica e a biologia celular, a biologia molecular tem como principal objetivo compreender e estudar os processos de replicação, transcrição e tradução do material genético. Além disso, estuda as regulações desses processos e seus possíveis erros e características.

Quais as principais alterações que podemos encontrar nos exames de biologia molecular?

Os testes moleculares têm sido utilizados como uma das maneiras de se mapear doenças de natureza genética, tal como o câncer; na triagem pré-natal ou Teste Pré-Natal Não Invasivo (NIPT) que detecta, além do sexo do bebê, possíveis alterações cromossômicas e as trissomias mais comuns nos bebês.

Que patologias podem ser avaliadas em biologia molecular?

Doenças como o câncer, doenças infecciosas e doenças genéticas hereditárias têm sido o foco destes esforços”, explica. O Cerba-LCA oferece uma grande extensão de testes baseados nas metodologias moleculares, desde aqueles com foco no diagnóstico de doenças infecciosas até desordens genéticas hereditárias e câncer.

O que é diagnóstico molecular Covid?

O teste Molecurar RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA (da molécula) do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe.

Como funciona o diagnóstico de doenças usando a PCR?

A utilização da PCR no diagnóstico microbiológico, além de amplificar o DNA do agente causal da infecção, diretamente da amostra, oferece a possibilidade de tipar o microrganismo, fornecer dados sobre a patogênese, epidemiologia e tratamento da doença.

Qual a origem da biologia molecular?

  • A partir dos anos 1950, com a descoberta da estrutura do DNA (ácido desoxirribonucleico), surgiu uma nova ciência, a biologia molecular, que se revelou uma ferramenta útil no diagnóstico de doenças infecciosas.

Qual a técnica de biologia molecular mais usada?

  • Algumas das técnicas de biologia molecular mais comumente usadas são a eletroforese e a PCR. A eletroforese é um processo que separa moléculas como DNA ou proteínas de acordo com seu tamanho. Seu uso identifica determinadas moléculas ou fragmentos de moléculas.

Quais são as vantagens da biologia molecular?

  • Já as técnicas de biologia molecular apresentam algumas vantagens, tais como facilidade na execução, maior sensibilidade, especificidade e reprodutibilidade, menor tempo de execução, possibilidade de automação e menor prazo de marcação do resultado para o paciente.

Qual a diferença entre biologia celular e molecular?

  • A grande diferença entre biologia celular e molecular é que a celular, como o próprio nome sugere, tem os estudos focados na célula (citologia), isto é, pertence a uma área mais abrangente (macro).

Postagens relacionadas: