O que é fator Retentivo de biofilme?

Índice

O que é fator Retentivo de biofilme?

O que é fator Retentivo de biofilme?

O fator retentivo mais observado é o cálculo dental, embora outros possam estar presentes, como: lesões de cárie, raízes residuais, restaurações e próteses mal adaptadas, os quais podem facilitar o acúmulo de biofilme, o que torna sua remoção necessária através de adequada ras- pagem e profilaxia dental supragengival, ...

O que é fator Retentivo?

O fator retentivo mais observado é o cálculo dental, que deve ser removido mecanicamente pelo procedimento de raspagem supragengival ou subgengival, associada a uma correta adequação do meio bucal. Com isso, elimina-se todos os focos retentivos de placa reduzindo o processo de inflamação.

O que é biofilme dental artigo?

O biofilme ou placa dentária é formado por uma massa concentrada e sólida, rica em polissacarídeos não calcificados e glicoproteínas salivares firmemente aglutinadas às faces dentárias ou a possíveis superfícies que estejam presentes na cavidade oral, onde na grande maioria essa placa desenvolve-se sobre a película ...

Por que o cálculo é considerado um fator etiológico secundário?

b) Cálculo supragengival o cálculo dental é o fator retentivo de placa mais importante; no entanto, é um fator etiológico secundário na periodontite. Sua presença torna impossível a remoção adequada da placa e impede uma boa higienização por parte dos indivíduos 1,5.

Quais são as doenças periodontais?

Quais são os principais tipos de doenças periodontais?

  • Gengivite. ...
  • Periodontite. ...
  • Periodontite avançada. ...
  • Sangramento durante a escovação. ...
  • Vermelhidão e inchaço da gengiva. ...
  • Mau hálito.

Quais são as vantagens do biofilme?

  • As microcolônias podem apresentar um único microrganismo, entretanto, mais freqüentemente, são compostas por várias espécies bacterianas. O biofilme proporciona como vantagens para os microrganismos: proteção frente a fatores ambientais como os mecanismos de defesa do hospedeiro e proteção frente a substâncias potencialmente tóxicas.

Como ocorre o desenvolvimento do biofilme?

  • O desenvolvimento do biofilme ocorre em resposta a sinais extracelulares ambientais e sinais auto-gerados. Pesquisadores que estudaram biofilmes concordam que é possível construir um modelo hipotético generalizado para explicar sua formação.

Qual é o biofilme mais comum no meio ambiente?

  • A tão famosa – mas não querida – placa bacteriana, nada mais é do que um biofilme que se forma sobre os dentes a partir das bactérias presentes na boca. O limo que encontramos facilmente em diversos lugares, principalmente sobre rochas ou superfícies úmidas, também é um exemplo de biofilme muito comum no meio ambiente.

Qual a aparência do biofilme?

  • O biofilme, em geral, possui uma aparência viscosa, constituída por um aglomerado de biopolímeros altamente hidratados, coletivamente chamados de substâncias poliméricas extracelulares (EPS, do inglês Extracellular Polymeric Substances ).

Postagens relacionadas: