O que é a arte terapia?

Índice

O que é a arte terapia?

O que é a arte terapia?

A arteterapia é um método baseado no uso de várias formas de expressão artística com uma finalidade terapêutica. O presente artigo aborda a arteterapia tendo como objetivo refletir sobre a arte como instrumento de trabalho no campo específico da Psicologia.

Como se pratica a arteterapia?

A arteterapia é um método das terapias alternativas que utiliza técnicas e recursos artísticos para tratamentos terapêuticos. Dessa forma, o paciente consegue refletir mais sobre seus problemas e expressar seus sentimentos. Confira mais sobre esse método no trabalho com crianças e idosos.

Quais os benefícios da Vivências Terapêuticas usando a arte sensorial?

A arteterapia pode auxiliar na redução do tratamento e na diminuição da transferência negativa, pois “as imagens objetivadas atuam então como uma comunicação simbólica imediata que sobrepuja as dificuldades inerentes na linguagem verbal (NAUMBURG,1991, p. 389).

Qual a função da arteterapia?

Os objetivos da arteterapia são os mesmos dos da psicoterapia. Esta ajuda foca a arte como forma de comunicação, deste modo, ajuda a expressar e comunicar sentimentos, facilitando a reflexão, a comunicação, e permitindo as mudanças necessárias no comportamento.

Quais são as artes mais usadas pela arteterapia?

A arteterapia pode ser aplicada em diversos setores e ser feita por qualquer pessoa de qualquer idade. Atualmente, os modelos de arte mais usados para essa terapia são: pintura, música, teatro, dança, desenho, culinária e costura.

Quem pode praticar a arte terapia?

O arteterapeuta pode atuar em ONGs, consultórios, CREAS, CRAS, presídios, instituições de recuperação social, em educação e saúde. De acordo com a União Brasileira de Associações de Arteterapia (UBAAT), profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento podem se especializar para atuar na área.

Como a arte pode contribuir com a arteterapia?

A arte nos oportuniza o autoconhecimento, a expressão e o enfrentamento da dor com mais serenidade, por outro lado auxilia a diminuir os níveis de tensão, estresse emocional e físico, tristezas, angústias e ansiedade, promove a estabilidade de doenças crônicas.

Como a arte contribuiu no tratamento dos pacientes com transtornos mentais?

“As manifestações artísticas servem como um canal de comunicação para que os pacientes que sofrem de transtornos mentais graves possam dar espaço às vozes e conflitos internos, além de ser uma atividade terapêutica que contribui com a reinserção social e familiar, bem como a recuperação das próprias habilidades dos ...

O que é Arterapia e para que serve?

A técnica terapêutica é mais conhecida como arteterapia. Consiste na ideia de que expressar criatividade pode melhorar o bem-estar físico, mental e emocional. A arteterapia é uma forma de terapia expressiva que utiliza materiais artísticos como giz, tintas e marcadores.

Postagens relacionadas: