Quais os fatores modificadores da doença cárie?

Quais os fatores modificadores da doença cárie?

Quais os fatores modificadores da doença cárie?

Ela só aparece com a interação de três fatores determinantes: hospedeiro (compreende os dentes e a saliva), substrato (dieta cariogênica) e microrganismo (bactérias). Os três fatores determinantes, quando se interagem precisam de um tempo para favorecer na desmineralização do dente.

Quais são os fatores etiológicos primários essenciais para o desenvolvimento da doença cárie?

Fatores etiológicos primários da cárie dentária: 1) microbiota da placa dental, 2) substratos (originados principalmente da dieta), 3) hospedeiro susceptível, 4) tempo.

Quais os 4 elementos necessários para ocorrência de cárie dental de acordo com a tríade de Keys modificada?

O primeiro modelo proposto por Keyes (1960) para explicar a doença cárie era um modelo (tríade de keyes) em que a cárie seria o produto da interação entre os fatores determinantes: hospedeiro, dieta cariogênica e microrganismos.

Quais são os fatores secundários da cárie dentária?

Por sua vez, os fatores secundários ou predisponentes (composição efluxo da saliva, a higiene bucal, a exposição ao flúor) contro- lam 6 grau de progressão da doença, podendo aumentar ou diminuir a resistência dos den- tes à cárie, a quantidade e a natureza da microflora envolvida na instalação da doença e também a ...

Quem é o fator biológico da doença cárie?

Os fatores biológicos – dieta, dente, microrganis- mos e tempo – são determinantes da doença cárie, que por sua vez estão sempre condicionados a fatores com- portamentais, culturais e sociais (Volschan, 2001).

Qual o principal gênero de bactéria que causa lesões de cárie?

A cárie dentária é causada pela ação de um ácido (que provem da decomposição da comida e bebida produzida pela ação das bactérias que habitam na boca), que provoca a erosão do esmalte e sua posterior corrosão. A principal bactéria responsável pela cárie é a Streptococcus mutans.

Quais os 4 fatores que devem interagir para que haja a doença cárie?

Além dos fatores determinantes para a doença (interação entre hospedeiro, dieta, biofilme e tempo), é sabido que fatores sociais, econômicos e comportamentais podem influenciar no desenvolvimento da doença cárie.

O que é cárie multifatorial?

A cárie é uma doença infecto-contagiosa multifatorial, isto é, depende de vários fatores para se instalar. Para se desenvolver, a cárie precisa de uma microbiota específica, uma dieta rica em carboidratos, e uma higiene precária.

São fatores determinantes para avaliação de atividade de cárie?

A avaliação do risco de cárie sempre deve ser feita, considerando fatores e características que geralmente acompanham o aumento no número de lesões de cárie, tais como: -quantidade de biofilme; -tipo de bactéria; -tipo de dieta (dieta rica em carboidratos);

Qual a principal causa da cárie dentária?

A principal causa de cárie é a falta de higienização bucal adequada, pois nesses casos o excesso de bactérias presente na boca e o resto de alimentos não são devidamente removidos, o que favorece o desenvolvimento de placas e cáries.

Quais são os fatores etiológicos da cárie?

  • Fatores etiológicos Para que possamos instituir medidas efetivas para o controle da doença cárie, se faz necessária a compreensão dos seus fatores etiológicos.

Quais fatores influenciam o desenvolvimento da doença cárie?

  • Fatores modificadores Além dos fatores determinantes para a doença (interação entre hospedeiro, dieta, biofilme e tempo), é sabido que fatores sociais, econômicos e comportamentais podem influenciar no desenvolvimento da doença cárie. Diversos Fundamentação Teórica 4

Qual a principal causa do surgimento de cáries?

  • No entanto, a principal causa do surgimento de cáries continua sendo a falta de higiene bucal, principalmente quando associada ao consumo exagerado de alimentos com açúcar, como bolos, doces ou biscoitos, pois são fatores que facilitam o desenvolvimento de bactérias nos dentes.

Quais são os fatores de risco das cáries?

  • Entre outros fatores de risco estão condições que diminuem a produção de saliva como a diabetes, síndrome de Sjögren e alguns medicamentos, como os anti-histamínicos e antidepressivos. As cáries estão também associadas à pobreza, falta de higiene oral e problemas nas gengivas que causem a exposição das raízes dentárias.

Postagens relacionadas: