O que é Fatores Humanos em IHC?

Índice

O que é Fatores Humanos em IHC?

O que é Fatores Humanos em IHC?

O Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC) é o principal evento científico da área de Interação Humano-Computador no Brasil. ... O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), através da Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC).

Quais são as técnicas de investigação de fatores humanos em IHC?

Os métodos de avaliação de IHC possuem as seguintes atividades básicas: Preparação; Coleta de dados; Interpretação; Consolidação; Relato dos resultados.

O que significa a expressão interação entre humanos e máquinas?

Interação Humano-Computador - IHC (do inglês Human–computer interaction (HCI)), também chamado de Interação Homem-Máquina - IHM (do inglês man–machine interaction (MMI) ) é o nome dado ao conjunto de estudos que envolve a interação entre pessoas (usuários) e equipamentos computacionais desenvolvendo métodos e ...

Para que serve a IHC?

Os objetivos da Interação Humano–Computador (IHC) são os de produzir sistemas usáveis, seguros e funcionais. Esses objetivos podem ser resumidos como desenvolver ou melhorar a segurança, utilidade, efetividade e usabilidade de sistemas que incluem computadores.

O que o IHC estuda?

Interação Humano-Computador ( IHC ) é a área da Ciência da Computação preocupada com o projeto, análise e implementação de sistemas interativos para o uso do homem e o estudo dos fenômenos que o cercam.

Quais são os 3 três componentes no design físico?

O design físico é composto por 3 tipos de design: design operacional, design representacional design de interação.

Por que os seres humanos são o fator mais importante em IHC?

Esse anseio por interação/comunicação deu ao ser humano a capacidade de criar dispositivos (celulares, computadores, notebooks, etc) que são hoje como parte do seu corpo, ou seja, é quase impossível viver sem, dando origem ao termo IHC (Interação humano–computador).

Qual a definição de IHC?

  • Usarei aqui a definição de Hewett para explica o que é IHC. “Interação Humano-Computador (IHC) é uma disciplina voltada para o projeto, avaliação e implementação de sistemas computacionais interativos para uso humano e com o estudo de fenômenos importantes que os rodeiam.” (Hewett et al., 1992).

Quais são os objetivos do IHC?

  • Os objetivos de IHC se caracterizam em como definir métodos para projetar sistemas computacionais interativos confiáveis, úteis, de fácil utilização pelo usuário e que levem em consideração fatores culturais, cognitivos, emocionais, e intelectuais do público a ser atingido.

Por que a IHC foi difundida como uma área de estudo?

  • Foi em meados dos anos 80 que a IHC foi difundido como uma área de estudo. Isso devido a histórica conferência de Gaithersburg em 1982 “Human Factors in Computer Systems” ( traduzindo; “Fatores Humanos em Sistemas Computacionais”).

Quais são as perspectivas principais nas pesquisas de IHC?

  • Para Padovani (1998), pode-se dizer que existem duas perspectivas principais nas pesquisas de IHC: 1- a perspectiva centrada no sistema – que se dedica principalmente à invenção e implementação de técnicas de desenvolvimento e modelagem de sistemas hipertextuais; PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0510329/CA

Postagens relacionadas: