Quais os 4 tipos de aspectos do processo de doença que formam o cerne da patologia?

Índice

Quais os 4 tipos de aspectos do processo de doença que formam o cerne da patologia?

Quais os 4 tipos de aspectos do processo de doença que formam o cerne da patologia?

Os quatro aspectos das doenças que formam o cerne da patologia são: as suas causas (etiologia), os mecanismos de seu desenvolvimento (patogenia), as alterações estruturais induzidas nas células e nos tecidos (alterações morfológicas) e as consequências funcionais das alterações morfológicas (significado clínico).”

Como analisar os fatos patológicos?

  • Ao analisarmos os fatos considerados patológicos, devemos levar em consideração dois critérios: o da exclusividade e o da incidência.

Quais são os fatos sociais patológicos?

  • Os fatos sociais patológicos podem ser, por exemplo, os crimes, o homicídio e a violência como um todo. Quando uma sociedade vê-se tomada pela criminalidade e pela violência, é possível dizer que há o efeito de um fato social patológico, que foge da normalidade esperada por uma sociedade.

Qual a diferença entre o normal e o patológico?

  • Durkheim vai ainda mais além dessa conceituação, ele nos afirma que existem duas formas de fato social, o normal e o patológico. Para ele, a diferença entre eles é dada de acordo com que determinado fato se apresenta em sociedades consideradas no mesmo estado de evolução (teoria definida por Comte).

Qual o significado do termo patológico?

  • U. V. W. X. Y. Z. Conceito de patológico. Patológico é um adjectivo que se refere àquilo que está relacionado com uma patologia. Este termo, por sua vez, designa o conjunto dos sintomas que se associam a uma certa doença e à especialidade da medicina orientada para as doenças.

Postagens relacionadas: