O que são ferramentas de abordagem familiar e quais seus objetivos no que se refere ao trabalho de saúde com as famílias?

O que são ferramentas de abordagem familiar e quais seus objetivos no que se refere ao trabalho de saúde com as famílias?

O que são ferramentas de abordagem familiar e quais seus objetivos no que se refere ao trabalho de saúde com as famílias?

As ferramentas de trabalho com famílias, também conhecidas como ferramentas saúde da família, são tecnologias relacionais, oriundas da Sociologia e da Psicologia, que visam estreitar as relações entre profissionais e famílias, promovendo a compreensão em profundidade do funcionamento do indivíduo e de suas relações com ...

O que significa abordagem familiar?

A Abordagem Familiar é um dos princípios propostos por Starfield4 para a Atenção Primária à Saúde e remete ao conhecimento, pela equipe de saúde, dos membros da família e dos seus problemas de saúde.

Qual a importância da abordagem familiar?

A abordagem familiar em psicologia médica pretende, através do enfoque em conceitos psicodinâmicos (baseados no modelo psicanalítico), auxiliar na compreensão dos fenômenos e comportamentos das famílias, observada na prática clínica de qualquer profissional da área da saúde.

O que é preciso para uma boa abordagem familiar?

conhecer o nível de intervenção familiar que é da competência do profissional de APS e reconhecer as situações que deverão ser referenciadas. conhecer e compreender as diversas estratégias de abordagem familiar. selecionar instrumentos adequados que permitam fazer entrevista específica e dirigida à família.

Qual a importância do genograma e Ecomapa dentro do atendimento feito a partir do acolhimento?

O genograma e ecomapa foram escolhidos porque, enquanto instrumentos de avaliação familiar facilitam a visão do contexto psicossocial e situações de stress tanto para o paciente quanto família, ampliando a detecção de situações conflituosas e problemáticas.

Qual a abordagem familiar para pacientes disfuncionais?

  • A abordagem familiar possibilitou maior proximidade entre equipe de saúde e usuários do serviço, compreendendo as questões emocionais que interferem negativamente no quadro clínico do paciente índice e seus familiares. Foi possível também iniciar um trabalho com foco na mudança dos comportamentos disfuncionais da família. Resumo Palavras-chave:

Quais são as ferramentas de trabalho com famílias?

  • As ferramentas de trabalho com famílias são tecnologias relacionais, oriundas da sociologia e da psicologia, que visam estreitar as relações entre profissionais e famílias, promovendo a compreensão em profundidade do funcionamento do indivíduo e de suas relações com a família e a comunidade (SILVEIRA FILHO, 2007).

Qual a importância da conferência familiar?

  • A conferência familiar representa uma ferramenta de intervenção na família, particularmente útil quando se diagnostica enfermidade com risco de morte ou incapacitante, em tratamentos complexos ou quando um dos membros está acometido por uma doença terminal.

Qual a importância da dinâmica familiar para o estudo?

  • Percepção da dinâmica familiar para esclarecimento das situações de conflito que interferem nas condições de saúde de alguns de seus membros, estabelecimento de acordos com a família no sentido de melhorar a qualidade de vida da família em estudo. Conclusão:

Postagens relacionadas: