Como me tornar trabalhador autônomo?

Como me tornar trabalhador autônomo?

Como me tornar trabalhador autônomo?

O primeiro passo para se tornar um autônomo, é se cadastrar como profissional, solicitando o Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) na prefeitura da sua cidade. Em alguns casos, o cadastro pode ser feito pela Internet. Depois disso, o autônomo deverá se cadastrar como contribuinte individual no INSS.

O que é trabalho autônomo Cite exemplos?

Desta forma, AUTÔNOMO é todo aquele que exerce sua atividade profissional sem vínculo empregatício, por conta própria e com assunção de seus próprios riscos. A prestação de serviços é de forma eventual e não habitual. Exemplo: um contabilista, que mantém escritório próprio, e atende a diversos clientes.

Quem pode ser um trabalhador autônomo?

  • O profissional autônomo que quiser ter alguns benefícios, como aposentadoria e licença-maternidade, deve contribuir para o INSS sozinho. Neste caso, o valor a ser pago é reduzido: 11% do salário mínimo. ( Veja mais informações aqui) Quem pode ser um trabalhador autônomo?

Quais as características de um trabalhador autônomo?

  • Quais as características de um trabalhador autônomo? Justamente por ser autônomo, a principal característica desse profissional é não ter vínculo empregatício com nenhuma empresa. Ou seja, ele pode prestar serviço para companhias, mas não pode estabelecer um contrato de trabalho fixo.

Qual a diferença entre empregador e trabalhador autônomo?

  • Da mesma forma, o empresário, na figura do empregador também tem essa dúvida e receio de que, futuramente, aquele trabalhador autônomo mova uma ação trabalhista quando não precisar mais prestar os serviços. Antes de adentrar ao tema faz-se necessário expor uma breve diferença de direitos entre empregado CLT e trabalhador autônomo.

Qual é a modalidade de trabalho autônomo?

  • Apesar de já ser uma modalidade de trabalho usada há muitos anos, o profissional autônomo, que é aquele que exerce suas atividades sem vínculo empregatício, pode ver algumas questões tratadas pela Reforma Trabalhista como forma de ampliar sua possibilidade de contratação e conquistar maior segurança jurídica.

Postagens relacionadas: