O que é serviço de home care?

Índice

O que é serviço de home care?

O que é serviço de home care?

Home care e/ou atenção domiciliar são serviços indicados para todos os pacientes que tenham uma condição clínica estável e que consigam fazer o acompanhamento em casa. Normalmente, são pacientes crônicos com alguma dificuldade de mobilidade/locomoção e que não estão agudizados.

Quais os serviços oferecidos em home care?

Quais os serviços oferecidos em home care?

  • Atendimento: serviço de atendimento ambulatorial, como consultas e administração de medicamentos e cuidados de enfermagem.
  • Monitoramento: serviço de adaptação de pacientes crônicos a uma nova rotina. ...
  • Internação: indicado para pacientes estáveis, em condição de internação.

Como funciona o home care pelo SUS?

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) é autorizado a prestar serviços de atendimento em casa por meio de um alvará expedido pelo órgão sanitário que tem autonomia para liberar as atividades voltadas à saúde dos pacientes.

Qual benefício do home care?

Entre os benefícios do home care está o tratamento, que permite uma atenção personalizada ao paciente, obtendo um alto grau de resolutividade, humanização, conforto, convívio familiar, resultando numa melhor evolução clínica. familiares dos pacientes, promovendo melhora na saúde.

O que é e como funciona o home care?

Home Care é o termo em inglês para a assistência médica domiciliar. Essa modalidade, hoje uma obrigação do SUS e da saúde suplementar, visa permitir desospitalização precoce dos pacientes e tem como principais usuários pacientes com doenças crônicas e grande dependência para cuidados da vida diária e de enfermagem.

Quem tem direito ao serviço de home care?

O consumidor idoso (60 anos ou mais) que necessite de assistência à saúde, incluindo internação, e esteja impossibilitado de se locomover, tem direito ao atendimento domiciliar, inclusive aqueles abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos.

Como obter o serviço de home care?

Para solicitar o atendimento home care é preciso obter laudo médico fundamentado, constando a indicação do tratamento e a necessidade do home care, o tipo de doença do paciente e o seu respectivo Código Internacional de Doenças (CID).

Como conseguir atendimento domiciliar pelo SUS?

Quais requisitos são necessários para conseguir o home care pelo SUS? É necessário consultar a unidade de saúde próxima à residência do paciente ou um dos agentes comunitários de saúde para verificar a disponibilidade do fornecimento do serviço na região.

Quais são as desvantagens do home care?

DESVANTAGENS: 1. “Invasão” (necessária) da intimidade e privacidade dos familiares que residem com o paciente. Pois inevitavelmente, os profissionais escalados para trabalharem no home care, fazem presença constante em praticamente todos os momentos do relacionamento familiar.

Quando o paciente precisa de home care?

Home Care é o termo em inglês para a assistência médica domiciliar. Essa modalidade, hoje uma obrigação do SUS e da saúde suplementar, visa permitir desospitalização precoce dos pacientes e tem como principais usuários pacientes com doenças crônicas e grande dependência para cuidados da vida diária e de enfermagem.

Qual o conceito de home care?

  • Fernanda Gama, gerente de Relacionamento com o Mercado da S.O.S. Vida (BA), destaca que o conceito de Home Care não é de um hospital em casa, mas sim do domicílio preparado para atender as necessidades de cuidados do indivíduo, que é único.

Como funciona o home care?

  • Como funciona o home care? A assistência médica em domicílio funciona oferecendo serviços de cuidados hospitalares na casa do paciente, que pode ser dividida em duas classificações: Cuidados ambulatoriais: o paciente recebe a visita de enfermeiros, médicos e terapeutas, na mesma frequência que receberia dentro de um hospital.

Quais são os serviços de home care?

  • No entanto, é importante diferenciar os serviços de home care da figura do cuidador. A assistência por home care exige um conjunto de profissionais especializados em diversas áreas, enquanto que o cuidador é responsável pelos cuidados básicos com o paciente, como auxiliá-lo em sua alimentação, em sua higiene, entre outros.

Quais são os benefícios do home care?

  • Além da praticidade e da segurança de estar em casa, o home care possui diversos benefícios, como: As pessoas em tratamento de problemas de saúde preferem os lugares mais confortáveis, que na maioria das vezes, é a própria casa. O home care vai muito além dos cuidados “delivery”.

Postagens relacionadas: