O que é uma glândula exócrina?

O que é uma glândula exócrina?

O que é uma glândula exócrina?

As glândulas exócrinas multicelulares segregam os seus produtos através de um ducto (canal) na superfície do corpo ou nas cavidades corporais. As glândulas exócrinas desempenham diversas funções. ... Glândulas simples que apresentam como ducto não ramificado e glândulas compostas quando o ducto é ramificado ou dividido.

O que são glândulas exócrinas Cite alguns exemplos?

As glândulas exócrinas são aquelas que permanecem conectadas ao epitélio por ductos, lançando sua secreção em cavidades de órgãos ou na superfície do corpo. Como exemplo de glândula exócrina, podemos citar a glândula sudorípara e a glândula sebácea, que produzem o suor e o sebo, respectivamente.

Quais os exemplos de glândulas exócrinas?

Exemplos de glândulas exócrinas: salivares, sebáceas, sudoríparas, mamárias e lacrimais.

Quais são as glândulas endócrinas e exócrinas?

São conhecidas pelo nome de glândulas endócrinas ou de secreção interna, porque as hipófise, ovário, testículo. Glândulas exócrinas: secretam substâncias para fora do corpo ou para dentro de uma cavidade corporal. Ex: glândula mamária, glândulas salivares, sudoríparas. ... Ex: pâncreas, testículos e ovários.

Qual a função do sistema Exocrino?

As glândulas exócrinas são órgãos que produzem secreções ou substâncias que elaboram para um sistema de condutos ou canais excretores que se abrem em superfície externa ou interna. As secreções não são despejadas na corrente sanguínea, mas em outros órgãos, ou para o exterior do corpo, através de canais.

Qual a diferença entre as glândulas?

A diferença entre a glândula exócrina e a glândula endócrina é o local onde será secretada a substância produzida. ... Como exemplo de glândulas exócrinas, temos glândulas salivares, lacrimais e mamárias. Já as glândulas endócrinas são as glândulas que secretam substâncias diretamente na corrente sanguínea.

Quais são os tipos de glândulas originadas do tecido epitelial?

As glândulas são formadas a partir de um tipo especial de tecido epitelial e podem ser classificadas em: unicelulares, exócrinas e endócrinas.

Onde ficam as glândulas exócrinas?

As glândulas exócrinas são órgãos que produzem secreções ou substâncias que elaboram para um sistema de condutos ou canais excretores que se abrem em superfície externa ou interna. As secreções não são despejadas na corrente sanguínea, mas em outros órgãos, ou para o exterior do corpo, através de canais.

Quais são as glândulas exócrinas compostas?

  • Já as glândulas exócrinas compostas são uma combinação das duas formas descritas anteriormente. Além da classificação com base na forma, podemos classificar as glândulas exócrinas de acordo com a forma como a célula elimina a secreção, isto é, em merócrinas, apócrinas e holócrinas.

Qual a diferença entre glândulas e endócrinas?

  • A respeito das glândulas, marque a alternativa incorreta: a) As glândulas são normalmente classificadas em exócrinas e endócrinas. b) As glândulas exócrinas produzem substâncias (os hormônios) que são lançadas na superfície livre do corpo. c) As glândulas endócrinas, diferentemente das exócrinas, não possuem ductos por onde passa a secreção.

Quais são as glândulas holócrinas?

  • Já as glândulas holócrinas são aquelas em que toda a célula é eliminada com a secreção (Veja esquema a seguir). Como exemplo de glândulas exócrinas, podemos citar as glândulas mamárias, sudoríparas e sebáceas.

Quais são os tipos de glândulas?

  • Tipos de glândulas: exócrina e endócrina. Os tecidos epiteliais destacam-se por sua capacidade de secreção, além, é claro, do seu papel no revestimento do corpo. O epitélio que apresenta a função secretora é denominado glândula e é responsável pela produção de substâncias essenciais para o funcionamento do organismo.

Postagens relacionadas: