O que são as ideias fictícias adventícias e inatas?

Índice

O que são as ideias fictícias adventícias e inatas?

O que são as ideias fictícias adventícias e inatas?

As ideias adventícias são aquelas que nos chegam a partir dos sentidos, as factícias são provenientes da nossa imaginação, uma combinação de imagens fornecidas pelos sentidos e retidas na memória cuja combinação nos permite representar (imaginar) coisas que nunca vimos.

O que é res cogita?

1- Res cogitans (espírito): substância pensante, imperfeita, finita e dependente. 2- Res divina (Deus): substância eterna, perfeita, infinita, que pensa e é independente. 3- Res extensa (matéria): substância que não pensa, extensa, imperfeita, finita e dependente.

São exemplos de ideias Facticias?

Tipos de ideias que estão presentes no sujeito: Adventícias, têm origem na experiência sensível (ideias de barco, copo, cão); Factícias, são fabricadas pela imaginação (ideias de centauro, dragão, sereia); Inatas, São ideias constituídas da própria razão (ideias de pensamento, existência, matemáticas).

Como funciona o racionalismo?

  • O Racionalismo baseia-se no princípio de que a razão é a principal fonte de conhecimentos e que essa é inata aos humanos. Assim, o raciocínio lógico seria construído através da dedução de ideias, tal como os conhecimentos de Matemática, por exemplo.

Qual a tese do racionalismo?

  • O racionalismo admite a tese inatista, a qual defende que o conhecimento parte de impressões inatas que acompanham todos os seres humanos, os quais são dotados da capacidade racional desde o seu nascimento.

Por que as ideias têm origem na racionalidade?

  • Para os racionalistas, todas as ideias que temos têm origem na pura racionalidade, o que impõe também uma concepção inatista, isto é, de que as ideias têm origens inatas no ser humano, nascendo conosco em nosso intelecto e sendo usadas e descobertas pelas pessoas que fazem melhor uso da razão.

Por que o racionalismo é uma teoria que afirma que a razão é fonte do conhecimento?

  • Enquanto que o racionalismo é uma teoria que afirma que a razão é a base do conhecimento do ser humano, o empirismo já se baseia que a experiência sensorial é a fonte do conhecimento. Para o empirismo, os indivíduos não possuem conhecimentos inatos, não acreditando em intuição.

Postagens relacionadas: